quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

VIVENDO A ALEGRIA DE PREGAR O EVANGELHO

Texto Bíblico: Filipenses 1.20,21


O apóstolo Paulo está dizendo que o evangelho precisa ser proclamado, não importa com algema ou sem algema, o evangelho tem que ser proclamado, tem que ser defendido, mas também tem que ser anunciado. Todos nós temos de defender o evangelho onde estivermos, mas não basta defender o evangelho, também temos que pregar o evangelho, anunciar o evangelho, falar de Cristo, aprender a proclamar. Isso significa o seguinte: subir numa montanha e gritar: isso que é proclamar.
Os irmãos se lembram de Pedro e João? Que foram usados para cura daquele homem e foram parar na cadeia? Qual foi a ameaça que fizeram a ele? Olhem, podem curar, mas têm de curar quietinhos; eu só não quero é que vocês falem. Aí, Pedro disse assim: “Julgai vós por que para nós importa mais agradarmos a Deus do que aos homens. Nós não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido”. Pedro está dizendo, que ainda que quiséssemos, nós não conseguiríamos, está além do que poderíamos fazer. Nós não conseguimos deixar de falar do que temos visto e ouvido porque estamos aqui para proclamar o evangelho. Na sua casa, no seu trabalho, nos seus relacionamentos, suas amizades, você precisa proclamar o evangelho. Além de defender, nós somos proclamadores do evangelho.
Percebam que Paulo está mostrando um conceito aqui de uma vida que faz diferença no mundo. Quem é você? Eu estou aqui para defender o evangelho, também estou aqui para proclamar o evangelho.
Nós não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido.
“Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente como mesmo ânimo pela fé do evangelho” (v 27).

1- VIVENDO A ALEGRIA DE TESTEMUNHAR DE CRISTO

O evangelho tem de ser vivido. O evangelho tem de ser defendido, proclamado e vivido, testemunhado. São as três coisas, nenhuma pessoa lavada pelo sangue do Cordeiro está autorizada a escolher qual das três. São as três, está militando a favor do inferno quem escolhe uma das três, assim como também milita a favor do inferno quem escolhe pregar o evangelho no mesmo lugar até todo mundo ouvir e só depois ir para o outro lugar. Por que a ordem diz: “em Jerusalém, como na Judeia e Samaria e até os confins da terra”; tem que ser tudo junto. Tem que defender o evangelho, proclamar e viver o evangelho. “Ah, eu não prego não porque eu vivo”. Muito bem, nota 10 porque você vive; nota zero porque não prega. Tem que defender tem que proclamar, e tem que viver.
Paulo diz: “Não estou aqui à toa não, gente. Eu estou aqui porque estou defendendo o evangelho, eu estou aqui porque eu estou pregando o evangelho, eu estou aqui porque eu vivo o evangelho, por isso que eu estou aqui. E é por isso que eu estou alegre, porque eu não sou impostor, não sou ator. Eu estou alegre porque o evangelho que eu defendo e o evangelho que eu prego é o evangelho que eu vivo. Então eu sou alegre por isso, porque eu seria uma pessoa triste se eu tivesse que defender e pregar aquilo que eu não vivo. Aí eu seria a pessoa mais triste do mundo, mas quando eu prego. Eu prego o que eu vivo. E quando eu saio em defesa eu saio em defesa do que eu vivo”.


2- PROCLAMANDO O EVANGELHO EM TODOS OS NIVEIS DA VIDA

Deus espera que sejamos defensores do evangelho em todos os níveis. No nível pessoal, relacional, familiar, comunitário, eclesiástico, social, político, econômico, estratégico, em todos os níveis. Deus espera que sejamos defensores do evangelho, mas também espera que proclamemos o evangelho em todos os níveis: pessoal, relacional, familiar, comunitário, eclesiástico, social, político, econômico, estratégico, mundial. Ele espera que sejamos defensores em todos os níveis e que preguemos em todos os níveis. Agora eu vou inverter a ordem. Mundial, social, eclesiástico, familiar, relacional e pessoal. Tem que viver em todos os níveis. Sabe por quê? Porque na hora de pregar, defender é muito fácil começar pelo pessoal, o problema é na hora de viver. Na hora de viver a gente quer viver no comunitário, sabe por quê? Porque é muito mais fácil cantar junto com o povo. É mais fácil ouvir a palavra no meio da massa, é mais fácil estar no meio da multidão, mas o problema, irmãos, começa quando é você e Deus. É a sua fé. O evangelho que você vive.

3- SENDO CONTAGIADOS COM A ALEGRIA DE CRISTO

Se você estudar as cartas de Paulo e parar todas as vezes que Paulo usa o evangelho vai receber uma edificação extraordinária. Chega um ponto que Paulo fala assim: O meu evangelho. O evangelho de Cristo já é o meu evangelho, já é a minha vida. Já faz parte da minha vida. Então, Paulo vai dizer assim: Filipense, quer ser alegre neste mundo , quer ser alguém que se destaca por sua alegria contagiante, verdadeira, não maquiada. Tem que ver seu papel na história como defensor, proclamador, testemunha do evangelho, depois, tome cuidado com algumas coisas que podem impedir você de receber essa alegria exuberante.

4- ATITUDES QUE NOS IMPEDEM DE RECEBER A ALEGRIA DE CRISTO

PRIMEIRA COISA QUE PODE IMPEDIR VOCÊ DE EXPERIMENTAR ESSA ALEGRIA: O apóstolo Paulo disse aos filipenses: Vivendo numa terra estranha, você precisa tomar muito cuidado com a sua conduta.
Meus irmãos, Paulo começa o v. 27 dizendo: “vivei, por modo digno do evangelho de Jesus Cristo”. A sua conduta pode roubar a sua alegria, ou seja, você pode ser membro da igreja, cantar louvor, tocar instrumento, fazer parte de qualquer ministério da igreja, mas se a sua CONDUTA, não for digna do evangelho, então você não vai experimentar a alegria que Deus tem para você. Então por descuidar da conduta, você abre mão da alegria de Deus na sua vida, e é por isso que tem gente dentro da igreja triste, cabisbaixa, que anda na rua chutando pedra; por qualquer problema fala um palavrão, não sabe administrar os problemas da vida, parte para cima, parte para ignorância, pra agressão, pra violência... pavio curto, e depois diz “é o meu temperamento”, como se o evangelho de Jesus não mudasse, não convertesse, e não pudesse santificar esse temperamento, como se o efeito evangelho não fosse tão poderoso para alcançar também o seu temperamento.
Se você é daquelas pessoas que acreditam que o temperamento não tem nada com o testemunho espiritual, leia Temperamentos Controlados pelo Espírito, e vai ver o estudo que ele faz sobre o Espírito Santo no temperamento: seja qual for o seu temperamento o Espírito Santo pode dominar sobre ele e abençoar a sua vida. Do melancólico ao sanguíneo. O Espírito Santo vai dominar e abençoar a sua vida e você vai ser alegre; melancólico ou sanguíneo vai ser alegre; fleumático, você vai ser alegre, porque o Espírito Santo vai dominar sobre a sua vida. A sua conduta, o seu comportamento. O que significa conduta?
Conduta é dar relatório de com quem você saiu, com quem está, e como se comporta, o que fala, as escolhas que faz, você conta tudo. Paulo diz assim: “Numa terra estranha tome cuidado com a sua conduta porque nessa terra estranha, você vai sofrer muito se não tomar esse cuidado. Por outro lado, se zelar pela sua conduta e sendo estrangeiro nessa terra, você vai chamar a atenção de todo mundo porque tem uma conduta tão brilhante que o nome de Deus será exaltado e glorificado”.
Sabe quem comenta esse texto? 1Pedro 2.11,12 “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.”


CONCLUSÃO

Se você quer ser marcado pela alegria, numa terra estranha, não basta tomar cuidado com a conduta pontual, precisa haver consistência dessa conduta, não é fazer uma vez, não. Não é só obedecer uma vez. Não é ter um gesto. Não é ter uma atitude, não. É a consistência. Paulo vai dizer isso aqui. Ele diz assim: “Porque, para que ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, ou seja,
de qualquer maneira, se tiver, eu vou ver, se não tiver, eu vou ouvir,
porque vai haver consistência na vida de vocês.”

LEITURA DIÁRIA
SEGUNDA-FEIRA - 1Pedro 2.11,12
TERÇA-FEIRA – 1Coríntios 15.1
QUARTA-FEIRA - 1Coríntios 9.14
QUINTA-FEIRA – 2Coríntios 4.4
SEXTA-FEIRA – Gálatas 1.9
SÁBADO – 1Pedro 4.17
DOMINGO – Mateus 2.10

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!