quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

QUANDO DEUS USA A NOSSA VIDA NA ADVERSIDADE

Texto Bíblico: Filipenses 1.14

Quando você entrega a sua adversidade no altar, Deus esvazia as suas mãos da adversidade e as enche com a alegria do altar. Deus está usando a sua vida na adversidade. Como isso acontece na prática? Quando você tira os olhos do seu redor, tira os olhos do seu umbigo, para de ficar se corroendo em autocomiseração; quando você para de ter pena de você mesmo; quando você se levanta com as poucas forças que tiver e se coloca na estrada para abençoar e levar a Palavra para outras pessoas, acontecem coisas na sua vida que você nunca imaginou.
A alegria nasce quando você entrega no altar de Deus a sua adversidade. O projeto de Deus vigora em sua vida e, assim, o projeto de Deus, que é elaborado no céu, passa a vigorar em sua vida.
O projeto do inferno para a vida de Jó era tirar todos os bens materiais que ele tinha. Satanás pediu para tirar tudo dele, mas Deus disse: “você pode tirar tudo, mas tem uma coisa que você não vai tirar, porque está dentro do coração dele”. Quando Jó se viu sem nada, ele respondeu: eu sei que o meu redentor vive, e, na minha vida, vai vigorar o projeto de Deus para mim.
Os amigos de Jó disseram: você está sofrendo assim porque está pagando pelos seus pecados. Mas Jó sabia que o seu redentor estava ali.
E o projeto do inferno continuava. A mulher dele disse: “amaldiçoa o teu Deus e morre”. Mas ele sabia que o redentor dele estava vivo. A adversidade dele foi motivo de glorificação do reino de Deus, do nome de Deus. Vai brotar alegria na sua vida mesmo na adversidade que você estiver enfrentando se você entregar sua adversidade no altar de Deus e pedir: usa para o progresso do evangelho. Aconteceu isso como o irmão Vicente, que conheci. Ele tinha uma enfermidade cruel e tinha de amputar várias partes do corpo. Mas ele ministrava o tempo todo, sempre tinha um sorriso. Ele não dava tempo de que ministrassem para ele, pois ele ministrava o tempo todo. Ele só recebeu a ministração em sua morte. Ele tinha um sorriso no coração.
Tem gente que está triste, chorando, lavando o chão da casa com choro, ninguém consegue conter as lágrimas. A pessoa têm as duas mãos, pernas, os dois braços, os cinco dedinhos, têm saúde, têm casa, família. “Eu estou chorando porque perdi meu namorado”, diz uma. “Eu estou chorando porque meu pai não me deixou ir ao cinema”, diz outra. Guarde as suas lágrimas. Aprenda a entregar qualquer motivo de adversidade, seja pequena ou grande para o progresso do evangelho. Entregue tudo a Deus. E você vai ser feliz e alegre. Peça para Deus usar. Quando você pedir para Deus usar, prepare-se. Ele vai usar, e vai fazer milagres, proezas e maravilhas por meio da sua adversidade. Filipenses 1.14 diz assim: “E muitos dos irmãos no SENHOR, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.”

1- QUANDO A SUA ADVERSIDADE E O MODO COMO VOCÊ ESTÁ LIDANDO COM ELA TRANSFORMA A VIDA DE OUTROS

A sua adversidade e o modo como você está lidando com ela está transformando pessoas da comunidade de fé que eram tímidas, acanhadas, agentes secretas de Deus. Quando elas ficam sabendo que você está colocando a sua adversidade no altar, elas começam a falar com desassombro, coragem, com entusiasmo, elas começam a acreditar que se Deus usa na adversidade, Ele vai usar fora da adversidade para pregar o evangelho. Paulo diz: Eu quero ficar aqui nesta cadeia porque Deus está fazendo mais comigo aqui do que se eu tivesse nas praças. Está fazendo mais aqui nas masmorras do que nas minhas viagens.
“Os irmãos estão falando de Jesus e eu estou aqui nesta prisão, nesta cadeia; eles são intrépidos, estão corajosos, estão sem medo, estão pregando e eu estou aqui na alegria do Espírito.” Saiba que, muitas vezes, Deus opera muito mais na vida de seus familiares e amigos quando eles veem a maneira como você enfrenta o problema com alegria de espírito. Isso injeta alegria nos corações deles.
É preciso pensar, porém, nas vezes em que você tem liberdade para fazer, e não faz. Há muitos que gostariam de ter liberdade para fazer mais por Cristo e não podem. Você pode comprar e pagar. Você pode tomar conta da sua agenda. Você pode pegar as suas férias e dizer: “Eu vou entrega-las nas mãos de Deus. Vou fazer uma viagem para pregar o evangelho”. Infelizmente, muitos de nós temos liberdade, oportunidade de fazer isso e não fazemos, enquanto aqueles que querem fazer não podem porque estão presos. Mas há aqueles que estão presos num hospital sem poder trabalhar, estão restritos a ficar em casa, que não podem nem sair porque estão enfermos. Mas, quando você toma conhecimento de quem foi aquele irmão, como trabalhou por Jesus, como ele foi operoso, como fez a obra, esse testemunho tira você do seu conforto e coloca você num front, na batalha por causa do sofrimento do outro.
Cada vez que você entrar num hospital ou for internado, cada vez que você for forçado a cumprir qualquer tipo de tempo de privação na sua vida, já comece pedindo a Deus que use aquilo para reavivar outras pessoas, despertar vidas.

2- QUANDO A ADVERSIDADE LEVA VOCÊ A PROCLAMAR O EVANGELHO

“Estou preso, igreja, mas quero dizer que aqui, do outro lado do mundo, em Roma, o evangelho está crescendo, os irmãos estão falando com coragem, com desassombro”. Paulo usa estas palavras no fim porque as autoridades eram muito intimidadoras, coagiam, intimidavam, ninguém podia falar. Paulo estava preso e estava falando. Paulo estava preso, a igreja estava orando e, por causa de sua adversidade, a igreja estava pregando o evangelho.
Paulo estava alegre porque sabia que a adversidade estava tirando gente do comodismo. A igreja de Jesus está cheia de gente acomodada, gente que acha tempo para fazer coisas que não dão em nada, nada edificam, enquanto que o mundo está indo para o inferno. Gente que não falou de Cristo onde mora e diz: mas eu moro só há cinco anos, vou morar uns 20 anos, tenho tempo ainda. Bata na porta e peça desculpas e diga que tem algo incomodando você que não pode deixar de falar, mas que você precisa falar, que é compartilhar Jesus. Gente que trabalha há anos e nunca testemunhou de Jesus, ainda não falou com a boca, não confessou, não testemunhou de Jesus Cristo.
Paulo diz: a minha adversidade está gerando coragem nos outros. Não reprima jamais a adversidade de sua vida porque Deus pode usá-la de maneira extraordinária para o progresso do evangelho e para mudança da igreja d’Ele.
Coloque-se no lugar da igreja de Paulo. Os crentes pensam: e agora, o pastor está preso. O que vamos fazer? Vamos orar. Fazer uma vigília de oração até ele ser solto. Ou então, a igreja pode falar: vamos pregar, proclamar nas ruas. Vamos falar para as autoridades que não adianta prender um porque vai ter que prender 200, 300, 400, 500, 1.000, um milhão, e não vai ter cadeia para prender. Se prender vai ter que construir muita cadeia e vai ter que tirar todo mundo da cadeia porque, se não, a gente vai pregar lá dentro da cadeia.
Será que o padecimento, sofrimento de alguém muda você ou não muda? Você sabia que na Índia, Irã, Afeganistão, Sudão, na faixa de Gaza, em Israel, no Líbano, crentes estão sendo cruelmente perseguidos, mortos por causa do evangelho? Isso muda a sua vida ou não muda a sua vida? Mexe com você ou não mexe? Tira você da acomodação ou não tira? Precisa tirar. E quando tira brota alegria no coração daquele que padece. Se fosse hoje e Paulo poderia receber um telegrama na cadeia dizendo assim: “Paulo, aguenta firme aí, já temos três igrejas avivadas aqui em Roma e estamos abrindo mais uma. Aguenta firme aí!”. Paulo responderia o telegrama: “Orem por mim! Vão em frente! Eu aguento firme aqui da cadeia”. E Paulo recebe outro: “Olha! A cidade toda se converteu, agora vamos para cidade vizinha. Aguenta firme aí na cadeia”. E ele diz: “Estou alegre, estou sofrendo aqui, cada semana eu recebo um açoite, tem dia que fico sem comida, mas continuo pregando o evangelho porque está valendo a pena”. Quando você é despertado pelo crente que sofre, o sofrimento dele se converte em alegria, ninguém tira dele. É o Espírito Santo que faz isso.

LEITURA DIÁRIA
SEGUNDA-FEIRA – Salmo 133
TERÇA-FEIRA – Salmo 16.11
QUARTA-FEIRA – Filipenses 1.3-6
QUINTA-FEIRA – Filipenses 2.1-5
SEXTA-FEIRA – Filipenses 2.6-11
SÁBADO – Filipenses 4.4
DOMINGO – Filipenses 4.6-9

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!