quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

DEUS USA A SUA ADVERSIDADE PARA CURAR O CARÁTER DE OUTRAS PESSOAS

Texto Bíblico: Filipenses 1.15-18

Em Filipenses 1.15-18 , o sofrimento de Paulo mostra quem é quem na igreja. Revela o caráter da igreja, tira todas as máscaras, até mesmo aquelas que estão sobre quem ora, canta e prega. Há uma máscara. Paulo diz: por causa das minhas algemas eu vejo gente que está sendo sincera, está pregando com boa vontade, porque sabe que meu compromisso é defender o evangelho. Tem gente que está pregando por motivação estranha. O caráter aparece e precisa ser curado. Então, Deus cura aquele que prega sem sinceridade, ora sem sinceridade, quando este olha para a vida daquele que faz com amor, com sinceridade e convicção. Essa contemplação traz cura. O caráter é curado. Deus pode usar a sua adversidade para curar o caráter de outras pessoas.
Paulo preso significava salvação de vidas. Paulo preso estava significando crentes saindo da acomodação e Paulo preso estava significando cura de caráter de pessoas dentro da igreja. Deus está usando a adversidade de uma pessoa para transformar muitas pessoas. E o resultado é que aquela pessoa encontra alegria. “Eu estou aqui sofrendo, mas está valendo a pena”. Quando você percebe o que está acontecendo por causa da sua adversidade, começa a dizer: “Deus, louvado seja o teu nome”.
Eu estava me perguntando: por que está acontecendo isso comigo? Por que o Senhor deixou meu marido ir embora, minha mulher me trair? Por que aconteceu esse problema grave na minha vida? Agora eu entendo que o Senhor está me enchendo de alegria porque está valendo a pena enfrentar esse deserto todo. Está valendo a pena essa alegria que está nascendo em meu coração.
Em Filipenses 1.19,20 sua adversidade redunda em crescimento de vida porque Deus permite que a adversidade chegue à sua vida, mas Deus não deixará você envergonhado. Você vai enfrentar o deserto, vai chorar, vai sofrer na obra de Deus, mas o evangelho vai progredir, as pessoas vão sair do seu conforto, o caráter de muitos será curado, você vai crescer e vai ser vitorioso e não vai ser envergonhado. Deus não permitirá que a adversidade envergonhe você. A adversidade pode até matar você, mas não vai envergonhar você, quer na vida, quer na morte. Cristo será glorificado.
Você vai crescer. Você será um gigante e alguém vai dizer assim: “olha, nem mesmo a dor, nem mesmo a tribulação impediu que aquela pessoa glorificasse o nome de Jesus e crescesse. Ela melhorou”.
Durante a adversidade, você vai melhorando de vida, vai melhorando a qualidade de sua vida. Paulo diz: “estou certo que isso me resultará em libertação. O apóstolo não está falando de liberdade da cadeia, e, sim, de algemas da alma, da mente, do coração, de traumas, tabus, de preconceitos, de coisas que aconteceram na infância. Liberdade para pessoas que foram abusadas pelo pai, pelo mãe, pessoas que foram agredidas, pessoas que fizeram coisas que não deveriam ter feito e que marcaram seu coração e a sua alma.
O apóstolo Paulo diz: “Eu tenho uma expectativa ardente de que eu não vou ser envergonhado, mas por causa da minha coragem enfrento tudo pelo evangelho. Cristo em tudo vai ser engrandecido”.
Por causa da adversidade de Paulo, o evangelho está crescendo, os crentes estão saindo do conforto, o caráter de muita gente na igreja está sendo curado. Na adversidade de Paulo, ele está sendo curado de questões pessoais. Por causa da adversidade que ele sofre, cresce a convicção de que o trunfo de que Cristo será engrandecido nele está em suas mãos.

1- QUANDO A ADVERSIDADE PURIFICA AS NOSSAS MOTIVAÇÕES Filipenses 1.21

Muitas vezes, lendo a Bíblia, não paramos para meditar em textos que se transformam em divisas e adesivos, textos prediletos que se transformam em caixinha de promessas. O apóstolo Paulo diz: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho”.
A adversidade purifica as nossas motivações na vida. Por quê? Com que motivação você é o que é e faz o que faz? Com que motivação você diz o que diz, exerce o que exerce? Com que motivação você faz o que faz, vai aonde vai? Com que motivação você faz isso?

2- CRISTO, NOSSA MOTIVAÇÃO PARA VIVER

Paulo diz que a motivação para ele viver é Cristo. Daí, podemos pensar: O que me faz acordar de manhã é Cristo. O que me faz trabalhar é Cristo. O que me faz encarar minha vida é Cristo. O que me faz encarar os meus problemas é Cristo. O que me faz encarar as minhas dificuldades pessoais é Cristo, as minhas limitações é Cristo... Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. A minha motivação de vida é Cristo, é Cristo. E Cristo é a minha motivação de vida. E, se eu morrer, eu ganho com isso, porque eu vou estar eternamente com Cristo.
Quando você submete as suas motivações ao crivo do reino de Deus não é para ganhar dinheiro, não é para ter status, não é para ser maior ou menor do que ninguém, não é para ser comparado com os outros, não é para colocar ninguém para trás, não é para ser o primeiro, não é para ganhar troféu na terra, não é nada. É Cristo.
O apóstolo Paulo afirma: “para mim, o viver é Cristo”. Eu quero que as pessoas olhem para mim e não me vejam. Eu quero que vejam Cristo.
E o apóstolo diz: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gálatas 2.20).
Tem que ficar alegre porque, se a adversidade produz tudo isso, as minhas motivações são purificadas. O que mais um terreno fertilizado pela adversidade pode produzir na minha vida?
As adversidades de Paulo vão produzir algo muito mais importante, superior tanto para ele como para nós. “Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne. E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé, para que a vossa glória cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha nova ida a vós.” (Filipenses 1.22-26).
A adversidade está produzindo uma visão de vida e morte em perspectiva para Paulo. O que é melhor, o que vale mais a pena, qual a prioridade? Porque é tão bom viver para que, mesmo na adversidade, esses frutos sejam produzidos e a alegria nasça? Essa alegria é tão boa, mas, por outro lado, não pode ser comparada com a alegria de viver com Cristo. A vida e a morte estão em perspectiva.
Eu não posso me dar ao luxo de pensar em mim e dizer: “quero estar com Cristo porque as minhas motivações foram purificadas, porque eu não estou preso na acomodação, porque o meu caráter foi curado”. Permaneço por vossa causa, para ser usado como ferramenta para o vosso progresso, e aguardo o dia em que hei de julgar oportuno dar acesso a mim o que ele preparou na glória.
Eu quero mais adversidade, eu quero mais dor, eu quero mais sofrimento, eu quero mais deserto, eu quero mais angústia, por que estou vendo que a alegria que tenho sentido na adversidade não sinto em momento algum nesta vida. Eu sei que Deus está nesta adversidade. Deus está aqui.

CONCLUSÃO
A adversidade nos fazer entender e experimentar uma alegria que não nasce quando a gente ouve uma piada, que não acontece quando assistimos a uma peça ou filme de humor. Não é a alegria quando alguém diz uma coisa engraçada. É a alegria que germina num terreno fertilizado pelos problemas, pelas adversidades porque o povo de Deus foi chamado para enfrentar desertos. “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16.33). “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa” (Mateus 5.11).
A gente começa a entender por que há tantos desertos, perseguições e tribulações na vida do povo de Deus. E é por causa do tamanho da alegria que Deus quer produzir em nós, na nossa adversidade.
Deus desafia você a depositar a sua adversidade no altar d’Ele e a dizer: “Senhor, eis aqui a adversidade que estou enfrentando. Usa-a como ferramenta para o evangelho de Cristo, para o despertamento da igreja, para a cura do caráter das pessoas, para a libertação de vidas, para a purificação de motivações e para geração de perspectiva de vida e morte coerentes com os valores do Teu reino. E tenho de saber que eu estou neste mundo, mas eu não sou deste mundo. Eu vivo aqui, mas é só um ensaio para a vida de verdade que eu vou ter na glória”.

LEITURA DIÁRIA
SEGUNDA-FEIRA – Salmo 1
TERÇA-FEIRA – Colossenses 3.1-4
QUARTA-FEIRA - 2Crônicas 7.14
QUINTA-FEIRA – Colossenses 3.5-9
SEXTA-FEIRA – Colossenses 3.10-15
SÁBADO – Colossenses 3.16,17
DOMINGO - Salmo 19

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!