sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ASSUMINDO COMPROMISSOS CONSISTENTES COM CRISTO

Texto Bíblico: Filipenses 1.20


Sabe, quando você ouve um sermão que toca no seu coração, você se emociona e vai lá e dá uma oferta para missões? Depois disso, nunca mais missões conhece a cor da sua oferta, foi só naquele dia. Aí o pastor prega o sermão e você está impactado, sai dali, chama um garoto no semáforo e fala de Jesus, e depois nunca mais. E chega em casa, pega o telefone , liga para aquela pessoa que estava brigada com você e perde perdão e se reconcilia, olha, coloquei em prática, e nunca mais.
O evangelho é todo dia, cada dia um pouco mais, um pouco melhor.
Deus prefere aquele que quase consegue hoje, fica mais próximo de conseguir amanhã e depois de amanhã consegue para nunca mais deixar de praticar do que aquele que faz um esforço para praticar tudo hoje e amanhã esquece.
Sabe qual o problema da igreja de hoje? É que nós temos muita coisa na agenda por curto prazo, nós não temos nada na agenda do longo prazo. É hoje, e mais amanhã, e mais depois de amanhã e vai chegar uma hora que vai ser muito maior e eu não vou voltar atrás, nunca mais.
O meu objetivo é seguir a Cristo, não há maior prazer que isso. Seguir a Cristo é o meu compromisso, atrás eu não volto mais. O apóstolo Paulo está dizendo assim: “Consistência! Não fique querendo mudar só porque eu estou chamando atenção, querendo ser diferente só porque eu vou aí, mesmo que eu não vá, eu quero ouvir que estão sendo firmes, tendo consistência”. Entregava o dízimo, continue entregando o dízimo, pague o preço, obedeça, confesse, admita os seus erros e continue admitindo porque você vai continuar errando. Perdoe e continue perdoando, ame e continue amando, isso é consistência. Assuma um compromisso com Deus, leve isso até o fim. Seu ministério, seus dons, a visão que Deus lhe deu. Por que parou?
Por que parou no meio do caminho, por que abandonou o arado, por que não canta mais, por que não declama mais, por que não prega mais, por que não evangeliza mais, por que não visita mais, por que não fala mais de Jesus, por que não telefona mais, por que não escreve mais, por que os seus dons estão congelados no seu coração?


1- É PRECISO TER CONSISTÊNCIA PARA TER ALEGRIA

Consistência. Está chovendo? Mas tem que ir. Eu preciso perseverar. Olha, mas o sol está muito quente, mas eu preciso perseverar. Olha, mas ninguém chegou ainda, mas eu preciso perseverar. Olha, mas só veio você. Eu preciso perseverar. O meu ministério precisa ser marcado pela consistência. E acho interessante quando a gente convoca pessoas. “Ah, não está tendo coral para cantar no Natal”. Aí o coral vem, 50 vozes, depois, ninguém mais vem ao ensaio, não tem mais coral, porque só vale se for uma vez, só. Só vale se for naquele momento, na empolgação, mas não há consistência, perseverança, continuar firme, no caminho do Senhor.

O pastor Trummam falou aos pastores dois anos atrás em nossa igreja. Ele disse que Deus o chamou para uma igreja e ele foi com a esposa dele, e aquela igreja estava quase morta, ninguém vinha ao culto e ele ia de casa em casa convidando as pessoas e todas as pessoas diziam que iam lá e quando chegava ao culto estava ele e a mulher dele e não vinha ninguém. Ele ia para o púlpito, cantava um hino e a mulher dele orava. Ele tinha um sermão pregava o sermão dele e encerrava o culto. E de segunda a sábado ele ia de casa em casa e quando chegava domingo no culto as pessoas não vinham, só tinha a mulher dele lá e eles cantavam um hino, e foi assim o primeiro mês todo, foi assim o segundo mês todo, o terceiro mês todo, foi assim o primeiro ano, um ano inteiro, indo de casa em casa, só a mulher dele, o ano inteiro. E depois veio o primeiro mês do segundo ano, segundo mês do segundo ano, o terceiro mês do segundo ano e no quinto mês do segundo ano, ele chegou no templo e só estava a mulher dele ali, ele cantou um hino, ele orou, e ele pregou, e no fim da pregação a mulher dele veio à frente chorando, e a mulher dele naquele dia estava entregando a vida dela a Jesus Cristo. A mulher dele estava se convertendo naquele dia, e ele disse que no domingo seguinte o povo começou a vir à igreja e a encher a igreja e hoje ele vai ao mundo inteiro pregar o evangelho em igrejas, faz missões na Índia e ele faz missões no Brasil, e é uma igreja que floresce. A crise americana está pegando um monte de igreja, derrotando o orçamento, e a igreja do pastor Trummam esta lá florescente, alegre. Sabe por quê? Porque havia um líder consistente, um crente consistente que decidiu não desistir porque as pessoas não estavam vindo. Consistência.

2- COLHA OS FRUTOS ABENÇOADOS DA CONSISTÊNCIA

Igreja, seja consistente, perseverante e faça valer a pena porque você vai ter alegria que ninguém vai tirar de você! Você vai sentir o gozo espiritual de ser alguém que o Diabo não convenceu a parar no meio do caminho. Se parou no meio do caminho, meu irmão, será que congelou o seu dom? Guardou o seu talento na gaveta?
Será que você é daqueles de quem os outros dizem assim: fulano já foi uma bênção, o senhor tinha que ver essa pessoa 10 anos atrás, pastor.
Será que o melhor da sua vida é aquilo que ficou para trás?
Se for isso você está na contramão, meu irmão. Na vida do crente o melhor está na frente. Na vida de quem ama a Jesus o melhor está por vir, o melhor é o que ainda vai acontecer. Será que é daquele tipo de gente que tem um álbum de fotografia em casa, na fita, VHS, que você se orgulha, e guarda aquilo como se fosse um troféu, e aquilo você coloca no vídeo cassete, e sorri no que fez, e o Diabo sorri porque você não faz mais.

Pastor Rick Warren contou pra nós que ele estava do lado do pai dele quando o pai estava para morrer, e o pai chamou os filhos, e o único filho pastor era o Rick, e o pai segurou a mão dele, e o pai gastou os últimos dez minutos de vida fazendo um apelo ao coração do filho pastor.
Meu filho ganhe mais alguém para Jesus, ganhe alguém mais para Jesus.

Aquele homem passou os últimos dez minutos da vida dele falando para o filho não desistir e ganhar a cada dia alguém mais para Jesus. Ele fez disso um ministério: quando os problemas aparecem, dúvidas, questionamentos nascem na alma, o Diabo tudo faz para paralisar a gente, para interromper a nossa peregrinação ministerial, porque ele sabe que se você não parar vai levar alguém mais para Jesus, e o Espírito Santo sabe que se perseverar e se for consistente vai encher o céu e você vai esvaziar o inferno.

3- DESENVOLVENDO UM CARÁTER CONSISTENTE

Meu irmão, será que você parou no meio do caminho? Quem sabe a falta de consistência esteja impedindo você de ser alegre.
Pense na consistência de Daniel. A vida de Daniel é de encher a alma da gente de alegria. Hoje em dia qualquer presidente toma posse como Barack Obama tomou posse nos Estados Unidos. Ele toma posse e chega com o time dele, ele escala o time dele e quem estava no cargo, dança, roda, porque ele tem o time dele, e às vezes durante o mandato, duas, três vezes ele muda o time dele. A Bíblia diz que quando Nabucodonosor passou e Belssazar assumiu, Daniel continuou ministro, e Belssazar foi embora e chegou Dario, e Daniel continuou ministro, e Dario foi embora e chegou Ciro e Daniel continuou ministro, porque ele era consistente. Seu caráter, sua fé e a sua vida pregavam para os reis que vinham assentando no trono. Eles não deviam mexer com ele, e se contaram os anos que Daniel ficou no palácio e é insuperável diante de qualquer dos reis em Israel, ninguém ficou mais do que ele porque era consistente.
Começou a fazer um curso, termina. Tem o alvo de fazer pós-graduação, faça. Mestrado? Faça. Doutorado? Faça. Quer fazer uma viagem missionária? Faça. Quer fazer outra? Faça outra. Quer se aperfeiçoar mais? Aperfeiçoe-se. Quer se dedicar mais? Dedique-se. Não desista, não desista, não pare no meio do caminho, seja consistente.

CONCLUSÃO
Tem um lugar de Deus pra você no corpo de Cristo. O seu lugar tem o seu número, é do seu tamanho e se alguém quiser sentar no seu lugar vai ficar agarrado ali e não vai ser feliz porque é seu lugar .
Assuma hoje o seu compromisso com Cristo !

LEITURA DIÁRIA
SEGUNDA-FEIRA -– Isaías 25.1
TERÇA-FEIRA – Colossenses 2.5
QUARTA-FEIRA – 2Samuel 22.47
QUINTA-FEIRA – Salmo 31.2
SEXTA-FEIRA – Salmo 19.14
SÁBADO – Salmo 28.1
DOMINGO – Filipenses 1.20

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!