quarta-feira, 1 de junho de 2011

FILIPE – O EVANGELISTA SEM PRECONCEITO

TEXTO BÁSICO: Atos 8.1-40

As últimas palavras de Jesus para os seus discípulos foram as seguintes: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.15,16). No entanto, ao ser dada essa ordem clara e cristalina, muitos dos seguidores de Cristo se manifestaram relutantes à ideia de deixar o conforto de Jerusalém. Deus, percebendo isso, permitiu que houvesse uma intensa e sangrenta perseguição para obrigar os cristãos a cumprirem as ordens de Cristo, que envolviam Jerusalém, toda a Judeia, Samaria e até os confins da terra (At 1.8).
Como a maior parte dos cristãos era constituída de judeus, coube a Filipe, um dos diáconos responsáveis pela distribuição de alimentos, deixar Jerusalém e anunciar o evangelho por todos os lugares por onde passava, e diferente dos outros pregadores não se limitava ao público judeu, pois colocou em seu coração transpor barreiras étnicas, sociais e ideológicas e foi à busca dos samaritanos. Tomando essa corajosa decisão, percebeu logo que o Senhor estava nisso pela resposta imediata dos samaritanos, que em massa se prontificaram a servir a Jesus.

1- FILIPE E O DESAFIO DE FALAR ÀS MASSAS – Atos 8.1-8
Com o advento da perseguição e a consequente dispersão dos crentes, em meio a lágrimas e sofrimentos, alguns por certo esmoreceram na fé, porém Filipe e toda a sua família começaram a pregar e a falar poderosamente às massas, e segundo o relato bíblico o poder de Deus se manifestou de uma forma descomunal. E os resultados práticos vieram em profusão:
(1) Com a ação evangelizadora de Filipe, a igreja passou a superar obstáculos – vv. 2-4
Eram obstáculos terríveis, pois as esposas viam seus maridos e filhos assassinados, pais viam as filhas violentadas, porém o verso 4 diz que a igreja prosseguia a pregar. Essa é a característica maior de uma igreja cheia do Espírito Santo: nada a detém.
Em nossos dias qualquer probleminha tem sido empecilho para a fé do irmão, para participar das atividades da igreja, qualquer gripe, qualquer resfriado, qualquer pequena enfermidade, ou atrito familiar influencia o ânimo de tanta gente. Para aqueles cristãos, não! Eles contornavam obstáculos: administrativos; morais; materiais e espirituais.
(2) A igreja era desafiada a pregar a Palavra de Deus apresentando Cristo como única esperança – vv. 4, 5.
Filipe cria no poder transformador da Palavra de Deus, que sempre apontava para Jesus Cristo como única esperança para a humanidade. Ele a pregava com entusiasmo porque cria que ela:
a) impedia o homem de continuar pecando contra Deus – Sl 119.11.
b) era lâmpada para os pés e luz para os caminhos da humanidade – Sl 119.105.
c) era como o fogo que queima a palha e martelo que esmiúça a pedra – Jr 23.29.
d) nunca voltaria vazia – Is 55.11.
. Amados, a exemplo de Filipe, prossigamos a pregar com entusiasmo essa Palavra!
(3) Ele cria na capacidade de Deus realizar maravilhas e sinais – vv. 6,7.
Filipe após pregar via Deus expulsando demônios, cegos enxergando, paralíticos andando, surdos ouvindo e falando. E ele, muito diferente dos atuais pregadores de rádio e televisão, atribuía tudo isso a uma ação direta do Espírito, que cremos nós que continua agindo e operando milagres desse tipo em nossos dias, pois saibam que se dermos oportunidades em nossas igrejas, ouviremos vários testemunhos nessa direção. No entanto, somos obrigados a concordar com o teólogo Agostinho quando disse: “O maior milagre da história é apanhar um pecador e fazer dele um santo”. E isso, só Jesus Cristo pode fazer e quer fazer muito mais, basta que continuemos a pregar com entusiasmo e unção do Espírito Santo!

2- FILIPE – O HOMEM DA CIDADE E DO CAMPO – Atos 8.26-40
Vai a gente tentar entender o modo de Deus agir! Em Is 55.8, Deus diz: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos”.
Tudo isso para justificar o que Deus fez com Filipe, pois segundo o relato bíblico ele estava encantando as massas, multidões se convertendo, milagres mil eram feitos, o povo o carregando nos braços. E de repente Deus dá uma quebrada na história de sucesso dele. Parece que foi um anticlímax, pois Deus, até então, inexplicavelmente, o tira da cidade grande e o envia para um deserto, onde não havia praticamente ninguém! Posteriormente vamos entender que era exatamente lá que Deus o queria. Pois a exemplo de Moisés, Deus queria vê-lo fazendo o seu “doutorado” em pleno deserto.
E lá estava uma alma (um eunuco etíope), precisando ser discipulado. Como “mais vale uma alma do que o mundo inteiro” (Mt 16.26), mais uma vez valeu a pena Filipe concordar com Deus, porque aquele etíope iria inundar o seu país com a mensagem salvífica de Jesus. Passemos a explicitar as credenciais de Filipe como autêntico homem de Deus, que era:
(1)- Pautava a sua vida pela obediência – vv. 25, 26.
Diz a Bíblia que Deus falou, e ele: “Levantou-se e foi”. Tivesse ele a vaidade que tão de perto nos rodeia, aceitaria o desafio de deixar a cidade grande e ir para a roça, será? O mundo está carente de homens e mulheres que obedeçam a Deus, mesmo sem entender muito bem o que Deus está querendo, a exemplo de Abraão, Davi, etc. Aliás, eu ouvi certo missionário dizer que o alfabeto do crente é “OBDC”. A maior irritação de Jesus com alguns de seus seguidores era essa: “E por que me chamais Senhor, Senhor e não fazeis o que digo?” (Lc 6.46). Caso queiramos ser felizes no serviço do Senhor, obedeçamos a Ele.
(2)- Ele era totalmente guiado pelo Espírito Santo – v. 29.
Quem quiser ser usado por Deus para ganhar almas, precisa ser sensível à voz do Espírito. A igreja do primeiro século vivia embalada pelo vento do Espírito Santo (At 16.6-10).
Oswald Smith fez de tudo para ser enviado para missões, sem entender nada, Deus permitiu que ele fosse acometido por uma forte tuberculose, que lhe frustrou o intento. O homem de Deus chorou, chorou, foi para Toronto, no Canadá, e lá fundou a “Igreja dos Povos”, que mais tarde somente ela sustentou trezentos missionários em várias partes do mundo!
Na igreja primitiva, o Espírito Santo era quem dava as ordens (At 13.1-3). Irmãos, soltemos o cabo da nau e nos deixemos ser conduzidos pelo Espírito!
(3)- Filipe abre a boca, e por meio da Escritura Sagrada, anuncia-lhe Jesus – v. 35.
É grande a alegria nossa pelo vasto conhecimento bíblico de Filipe e porque a sua autoridade consistia na Palavra de Deus. Aprendemos com ele também que quando a pessoa de Deus “abre a boca” só pode ser para abençoar; caso contrário, que mantenha a boca fechada!
E como resultado de tudo isso, o eunuco foi salvo, batizado (o batismo não salva, mas é uma prova de que o convertido não se envergonha de testemunhar publicamente que pertence a Jesus), e muitas outras pessoas foram alcançadas para a glória de Deus!

PARA PENSAR E AGIR

. Filipe, a exemplo do colega de diaconato Estêvão, não quis ficar limitado à função de apenas servir às mesas, colocou-se nas mãos de Deus e se tornou um audacioso e intrépido evangelista. Irmão(ã), você tem perguntado a Deus o que é que Ele tem reservado para você? Quem sabe Deus quer aprofundar um pouco mais o seu ministério?
. Impressiona-nos o santo absurdo da obediência de Filipe. No auge de seu ministério na cidade grande, de repente Deus o convoca para um deserto e ele baixa a cabeça e a exemplo de Abraão, sem entender nada, curva-se diante da vontade de Deus, sendo tremendamente usado na cidade e no campo. Que Deus nos torne tão obedientes a sua voz, assim!
. Que Deus continue levantando em nosso meio homens e mulheres com esse nível de comprometimento com o Deus da obra e com a obra de Deus, tal como o nosso bravo evangelista, Filipe!

LEITURAS DIÁRIAS:
segunda-feira: Mc 16.15,16
terça-feira: At 6.1-7
quarta-feira: At 21.8, 9
quinta-feira: At 8.1-8
sexta-feira: At 8.9-13
sábado: At 8.14-24
domingo: At 8.25-40

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bênção esta palavra! Que Deus continue a inspirar homens e mulheres, na leitura e entendimento da sua palavra.

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!