quarta-feira, 1 de junho de 2011

ESTÊVÃO – FÉ E HEROÍSMO NO REINO DE DEUS

TEXTO BÁSICO: Atos 6.1-15

Em todo o mundo, o evangelho frequentemente germinou e se arraigou em lugares regados com o sangue dos mártires. Mas antes de alguém poder dar a sua vida pelo evangelho, deve viver para o evangelho. Uma maneira pela qual Deus treina os seus servos é colocá-los em posições aparentemente insignificantes. O desejo de servir a Cristo é traduzido pela realidade em servir os outros.
O servo Estêvão em destaque: o seu nome significa riqueza, coroa ou grinalda. Viveu com heroísmo a sua vida e ministério cristãos. Em uma época pobre de heróis, especialmente no meio cristão, ele se consagrou como tal. Estêvão era um simples diácono, separado para servir às mesas, e não se contentou em acomodar-se nesse ministério, excedendo-o em muito, comprovando que havia se convertido não somente a Jesus Cristo mas também a sua causa.
Qualidades que ornamentavam o caráter de Estêvão:
1- Foi um dos sete líderes escolhidos para supervisionar a distribuição de alimentos aos necessitados na igreja primitiva – Atos 6.3,4.
2- Foi destacado pelas suas qualidades espirituais de fé, sabedoria, graça, poder e pela presença do Espírito Santo em sua vida – v. 5.
3- Foi o pioneiro em dar realmente a vida pelo evangelho na igreja primitiva – Atos 7.59,60.

1- LIÇÕES DO AMBIENTE HISTÓRICO EM QUE VIVIA ESTÊVÃO

(1) Nessa sociedade reinante prevalece sempre a “lei do mais forte” – Atos 6.10.
Não adianta muito discutir com o professor por causa da nota da prova, com o juiz que tem a caneta na mão pronta para dar a sentença, com o médico que está com o bisturi na mão, com o policial rodoviário mal-humorado, com o chefe de sua seção, etc.
Conta-se a fábula do lobo e o cordeirinho: um lobo mal intencionado abordou o cordeirinho à margem do riacho e foi logo dizendo: “Vou te comer porque ontem o seu pai mexeu comigo”; e o cordeiro disse: “Meu pai já virou churrasco há quase um ano atrás”; disse o lobo: “Então foi sua mãe”; e o cordeirinho disse: “Minha mãe nem mora aqui, uma família me comprou e eu me mudei para aqui ontem!”. O lobo pensou, pensou e disparou: “Então foi o seu irmão, o seu primo ou nem foi ninguém”, e avançou sobre o cordeirinho e o comeu! Moral da história: “Contra força, não há argumento!” Foi o que aconteceu com Estêvão.
(2) Nesse universo em que vivemos, sempre haverá pessoas venais – v. 11.
Ou seja, sempre haverá homens e mulheres que se vendem. Certo observador chegou a concluir que “cada homem tem o seu preço”. Sempre haverá os “judas”, os “geazis”, as “herodias”, etc. Desgraçadamente sempre existirão corruptores e corruptos.
(3) As multidões sempre são manipuláveis – v. 12.
É o famoso espírito coletivo. No meio do povo eu faço coisa que jamais faria sozinho. Você nunca fala palavrão, aí vai a um estádio de futebol e daqui a pouco estará xingando o juiz, a mãe dele, etc. É o espírito de “ola” (aquela coreografia feita nos estádios de futebol). É por isso que acontecem os linchamentos. Jesus nunca se impressionou com multidão, pois em uma semana gritou para Ele: “Hosanas ao ReI”, na semana seguinte a mesma multidão gritava a plenos pulmões: “Crucifica-o, crucifica-o!”.
Fora o provérbio latino: “A voz do povo é a voz de Deus”, porque nem sempre corresponde com a realidade.
(4) Nesta vida sempre haverá gente sem escrúpulo – v. 14.
Gente que mente fácil, mente rindo, mente sem sequer tremer os músculos do rosto. Ilustração: Famoso ator mata a colega de profissão e depois ainda vai ao enterro consolar a pobre da mãe!
(5) Haverá sempre pessoas cegas: pelas tradições, cultura, status – v. 15.
Para o bem-estar próprio, eles levam em frente projetos hediondos e perversos até o fim.
Tudo isso que foi dito constituía-se em um pequeno diagnóstico do ambiente terrível em que vivia o nosso protomártir do cristianismo.

2- ESTÊVÃO NOS ENSINA QUE NÃO DEVEMOS DEIXAR QUE A MESQUINHEZ DAS PESSOAS ESVAZIE O NOSSO CONTEÚDO – Atos 7.54
O ambiente em que Estêvão vivia era sujo. Quantos de nós temos que lidar com pessoas sujas de paletó, gravata, celular, computador, carro importado que querem nos deixar tão sujos quanto elas. Estêvão estava cheio, não de ódio, mas do Espírito Santo, e além de ser um grande administrador, era também excelente orador, com profundo conhecimento da Palavra de Deus. Tanto assim que quando foi confrontado por vários grupos antagônicos ao cristianismo, usou uma lógica convincente para refutá-los e defender a fé cristã perante o Sinédrio. Com esse monumental conhecimento do Antigo Testamento, que culminou com uma apresentação resumida da história do povo judeu, ele ainda fez poderosas e desafiadoras aplicações das Escrituras Sagradas. Por esse caminho, sem recuar, Estêvão tinha as seguintes certezas:
1) Ao fazer tais declarações ele estava no centro do controle de Deus;
2) Que os membros do Sinédrio não iriam suportar vê-lo colocar as suas motivações malignas em pratos limpos, pois sentiram-se tremendamente envergonhados e mais do que isso, desmascarados;
3) Ele também sabia que ao fazer aquele discurso tão verdadeiro e tão honesto, estava assinando a sua sentença de morte, mas foi até o fim!

3- ESTÊVÃO OLHOU PARA ALÉM DAS CIRCUNSTÂNCIAS – Atos 7.55,56
O que nos deprime é fixarmos os olhares em nossos problemas excessivamente. O escritor aos hebreus nos aconselha, quando diz: “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus” (Hb 12.2). Outro personagem ilustrativo é o apóstolo Pedro, quando se propôs andar sobre as águas como Jesus. Enquanto fixou os olhos em Jesus, ele andou alguns passos sobre as águas, mas aí ele se distraiu e começou a olhar o marulhar do mar, o tamanho e o movimento das ondas e começou logo a afundar. Foi quando ele humildemente apelou para Jesus. Estêvão passou a ver além das pedradas, além das brumas e da cerração existentes e aí a sua alma descansou no Senhor. Em 2Reis 6.8-18, o texto diz que Jerusalém havia sido sitiada e o rei da Síria mandou um poderoso exército cercar a cidade. O moço de Eliseu ficou desesperado porque via cavalos, carros e um grande exército prontos para invadir, saquear e arrasar com a cidade. E Eliseu calmamente orou ao Senhor para que abrisse os olhos daquele jovem e ele visse além das circunstâncias, e o profeta ainda lhe disse: “Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (2 Reis 6.16). E o verso 17 diz que Deus abriu os olhos do jovem e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu. O v. 18 diz que Deus cegou todos os inimigos!

PARA PENSAR E AGIR

. O esforço em busca da excelência em pequenas tarefas prepara as pessoas para responsabilidades infinitamente maiores – O personagem em foco podia se acomodar. E ao ser chamado para pregar, dizer não! Isso é trabalho do pastor porque ele “ganha pra isso”. Porém Estêvão levou tão a sério e desempenhou o seu ministério diaconal com tanto brilho que Deus o honrou poderosamente. E você, tem desempenhado com alegria o ministério que lhe foi concedido?
. A verdadeira compreensão a respeito de Deus, por meio de um profundo conhecimento de sua Palavra sempre nos leva a ações práticas e compassivas com as pessoas. Como anda o seu conhecimento bíblico e a que atitudes práticas ele te tem levado?
. Às vezes não entendemos por que crentes bons e consagrados bem como membros de suas famílias passam por sofrimentos atrozes e chegam até à morte e tanta gente irresponsável que leva uma vida medíocre vive com tanta facilidade. É que nessa hora de angústia e dor nunca devemos perguntar a Deus por que acontecem tais coisas, mas para quê; descansemos e confiemos n’Ele porque Ele tem domínio completo da nossa vida e de nossa história.

LEITURAS DIÁRIAS:

segunda-feira: Hebreus 12.1, 2
terça-feira: 2Reis 6.15-17
quarta-feira Romanos 14.7,8; Romanos 8.28
quinta-feira: Atos 6.1-7
sexta-feira: Atos 6.8-15
sábado: Atos 7.1-53
domingo: Atos 7.54-60

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!