quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

EVANGELIZAÇÃO, UM COMPROMISSO PESSOAL

Sentir e colocar em prática a responsabilidade de compartilhar o evangelho foram fatores para o crescimento do cristianismo no primeiro século. É preciso reascender essa responsabilidade, compromisso e privilégio. Muitas vezes essa tarefa é desenvolvida pelos “profissionais do evangelismo”. Os crentes precisam pedir a Deus que avive esse compromisso. A nossa missão evangelizadora começa onde estou e como estou (Atos 1.8). Quantas vezes ficamos numa atitude contemplativa e outras vezes murmuramos diante de circunstâncias sociais, políticas e econômicas desfavoráveis e esquecemos que temos que agir hoje e agora. Não há tempo para esperar por coisas melhores para então agirmos. “Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá” (Eclesiastes 11.4). Paulo disse: “Ai de mim, se eu não anunciar o evangelho” (1Coríntios 9.16). Ele tinha enorme consciência de sua responsabilidade pessoal e usa uma expressão que tem o sentido de obrigação e punição. Aqui de maneira mais clara tem o sentido de obrigação, porque pregar o evangelho precisa ser um ato de obediência. “Pois sobre mim pesa essa obrigação” (1Coríntios 9.16). O crente não pode deixar de falar de Cristo. Esse foi o entendimento e decisão dos apóstolos. “Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (Atos 4.20) Quais são as palavras que mais saem da sua boca? São palavras de irritação, palavras ditas só por falar, palavras que ridicularizam e comentários desastrosos? Ou sua boca fala do amor de Deus e da salvação em Cristo Jesus?
Vejamos o exemplo de Filipe para compreendermos um pouco sobre esse nosso compromisso pessoal e o que ele envolve. Filipe pode ser uma motivação a todos nós. Quem era Filipe? Um evangelista (Atos 21.8). Não confundir com o apóstolo. Junto com Estêvão, era um dos sete “homens acreditados, cheios de espírito e de sabedoria”, escolhidos para a distribuição de alimentos entre as viúvas cristãs em Jerusalém (Atos 6.1-6).
Quando houve grande perseguição em Jerusalém ele foi para Samaria e ali proclamou o evangelho. Foi levado pelo Espírito Santo à estrada de Gaza para falar com o etíope e depois viajou para Azoto e Cesaréia. Era comprometido pessoalmente com o evangelismo. É um exemplo.

1. O COMPROMISSO PESSOAL É RESULTADO DE OBEDIÊNCIA (vv. 26,27)
“E o anjo do SENHOR falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. E levantou-se, e foi...”.
O mundo moderno vive muitos tipos de crise. Creio que podemos incluir a crise da obediência. Hoje as pessoas estão transgredindo tudo aquilo a que precisan obedecer. Filhos não obedecem aos pais, alunos não ouvem seus professores. Cidadãos que não obedecem às leis e regulamentos. Essa crise de obediência não pode, de maneira alguma, afetar nosso compromisso de falar de Cristo. Somos chamados para essa tarefa. O que é obedecer? É seguir um comando. É seguir um desejo de alguém. É submeter-se à vontade de alguém para cumprir algo. A obediência, portanto, é uma atitude do coração, da alma e da mente em direção a uma autoridade maior, superior, no nosso caso o nosso Deus. Isso é feito de coração sem nenhum legalismo farisaico, religioso ou tradicionalista, porque o legalismo coloca a ordem acima da autoridade. No nosso caso a autoridade está acima e por isso obedecemos. A ordem vem de Deus.

2. O COMPROMISSO PESSOAL É RESULTADO DE SENSIBILIDADE (vv. 29,30)
O que é sensibilidade senão a tendência inata do homem para se deixar levar pelos afetos ou sentimentos de compaixão e ternura? É capacidade de ver mais do que com os olhos físicos, é ver com os olhos espirituais as coisas que o cercam. “E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te e este carro”. O Espírito disse, mas Filipe teve a sensibilidade de ouvir. Antigamente Deus falava de várias maneiras (Hebreus 1.1). Hoje Deus fala por intermédio de sua Palavra, que é testemunha da vida de Jesus, revelação completa de Deus. Jesus disse: “Quem vê a mim vê o Pai” (João 14.9). A grande questão aqui não está no mérito indiscutível de Deus falar. O Espírito falou. A questão nobre e destacável foi o fato de Filipe ter entendido que era Deus quem lhe dirigia o comando. Somente vidas sensíveis e perceptíveis à voz do Senhor a identificam. É preciso ter sensibilidade para ver as circunstâncias e necessidades de forma diferente da comum. É preciso acompanhar os acontecimentos de tal forma que esses sejam admitidos como oportunidades de testemunhar. O compromisso pessoal com a obra missionária e evangelística se desenvolve e se firma quando há sensibilidade espiritual em nós. Aí iremos nos achegar às pessoas.
3. O COMPROMISSO PESSOAL É RESULTADO DE PREPARO (vv.30-36)
Compromisso exige preparo e dos bons. Fazer a obra sem preparo é querer acertar na fatalidade. Desejar fazer, querer fazer, buscar fazer sem preparo é como ter apetite e não saber comer.
O texto ensina que Filipe era preparado para a tarefa e por isso não hesitou em seu compromisso de obediência. Ele identificou que o texto lido pelo eunuco era do profeta Isaías e de imediato foi ao âmago da questão. Disse: “Entendes tu o que lês”. Não basta ler, não basta saber textos de cor, é preciso entender o que se lê. O grande problema hoje no lidar com as Escrituras é a questão hermenêutica. Há pobreza de conhecimento na interpretação de textos. Não se sabe aplicar princípios de interpretação, não se sabe diferenciar tipos de literatura bíblica (poética, profética, histórica etc). Interpretam parábolas como se interpretam narrativas e aí por diante. É preciso preparo para que o nosso compromisso se torne eficaz. Filipe era um evangelista preparado. Soube interpretar Isaías 53 como sendo uma profecia sobre Jesus e seu sacrifício vicário e expiatório na cruz do Calvário.

4. O COMPROMISSO PESSOAL É RESULTADO DE APLICAÇÃO CORRETA SOBRE A FÉ (v. 37)
O evangelista precisa ter um compromisso pessoal de conduzir uma pessoa a Cristo e ensinar-lhe toda verdade de Deus. Filipe foi um perito espiritual no assunto. “lícito, se crês de todo o coração. E respondendo ele disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Levar a pessoa a crer. Esclarecer sobre a fé faz parte do nosso compromisso pessoal com a evangelização. Há muita gente apegada a fé temporal. Crendo em Cristo apenas para esta vida aqui. Isto é tornar-se o mais infeliz de todos os pecadores (1Coríntios 15.19). Alguns buscam a Cristo apenas com uma fé intelectual. Um assentimento, uma anuência, uma aprovação sobre as coisas de Deus. É admitir que Deus é bom, que Deus existe, etc., mas sem ter nenhum compromisso de entrega subjetiva e objetiva a Jesus. É preciso fazer uma aplicação correta sobre a fé, a fé salvadora, quando alguém transfere para Jesus a sua confiança de vida eterna.

PARA PENSAR E AGIR
Um menino pescava junto a um rio quando um grupo de adolescentes chegou com varas, molinetes e iscas especiais. Logo que chegaram, eles entraram na água, refrescaram-se, um empurrou o outro, riram muito e lançaram suas linhas de pescar, rebobinando e lançando novamente várias vezes, mas não conseguiram pegar nada. O menino, sentado com sua vara de pescar preparada de um galho de árvore, a tudo assistia com atenção. De vez em quando ele fisgava um peixe. Um dos outros meninos, finalmente, perguntou: "Como você consegue isto? Nós temos iscas especiais e não conseguimos pescar nenhum peixe!". O menino, levantando os olhos, respondeu: "Eu estou pescando porque preciso do peixe. Vocês estão apenas brincando".
Quem sabe esteja faltando um pouco mais de concentração e seriedade em nosso trabalho de evangelização.
Amados, não podemos brincar de pescar, não é verdade? A obra missionária e da evangelização não pode ser uma brincadeira, um lazer, uma aventura. É preciso muita seriedade nessa luta intensa de tirar, para a maravilhosa luz de Cristo Jesus, pessoas que estão caminhando para a perdição.


LEITURAS DIÁRIAS

segunda ...Atos 8.29-31
terça ...Atos 8.32-35
quarta ...Atos 8.36-38
quinta ...Atos 4.20
sexta ...Eclesiastes 11.4
sábado ...1Coríntios 9.16
domingo ...Atos 4.20

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!