segunda-feira, 19 de julho de 2010

DEUS – AQUELE QUE A TUDO TRANSCENDE

Texto Básico: Salmo 139
Você alguma vez já teve aquela sensação de não conseguir descrever adequadamente alguma coisa, consciente de que as palavras não podem reproduzir toda a plenitude do que está vendo? Este é o sentimento que Davi revela neste salmo, mostrando-se embevecido com o Ser de Deus. Entretanto, qualquer palavra ou pensamento que se tenha acerca de Deus sempre ficará aquém do que Ele é. Observemos que apesar de toda magnificência do Ser de Deus, Ele permanece sendo intensamente pessoal, o Deus que sempre se importa; e é capaz de, individualmente, sondar cada coração. Por todas essas razões, este é considerado um dos mais belos poemas do saltério.
1. Transcende todo conhecimento (vv.1-6)
As profundas verdades teológicas do salmo são apresentadas como expressões de adoração vívida e concreta. A compreensão que Deus tem do ser humano é pessoal e ativa, não meramente intelectual. O termo hebraico para “sondar” tem o sentido de “espalhar”, “peneirar”, numa referência à atividade de mineração ou exploração de uma região. O minerador adentra as profundezas da terra, para encontrar valiosas pepitas; da mesma forma, Deus perscruta o âmago da alma humana. O salmista vê sua alma e sua vida inteira como um “livro aberto” diante de Iavé tanto para guiá-lo (v.10) quanto para exercer total controle, mesmo antes de seu nascimento (v.11).
Algumas expressões no salmo apóiam estas afirmações:
a) Conheces o meu sentar e o meu levantar (v.2): se coisas triviais feitas pelo homem não escapam ao conhecimento de Deus, muito mais Ele atenta para os atos morais realizados pelas pessoas. O Senhor conhece não apenas os atos realizados, mas as motivações que levam a tais atos, visto que Ele consegue enxergar no fundo da alma humana.
b) De longe entendes o meu pensamento (v.2): tanto pode significar que mesmo “distante” no céu Deus pode conhecer o pensamento dos homens como a antecipação do que o homem irá pensar. No hebraico, a palavra “pensamento” está no singular, sugerindo o significado de “propósito”, “intenção”, “motivação”, podendo incluir em seu significado tanto os processos do pensamento como seus objetivos e resultados.
c) Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar (v.3): Deus “investiga” e conhece a vida diária e o teor geral da vida humana, seus alvos, propósitos e motivações.
d) Sem que haja uma palavra (...) tudo conheces (v.4): Deus conhece o pensamento e também as palavras antes de serem proferidas.
e) Tu me cercas em volta (v.5): “cercas” tem o sentido de “sitiar”, “fechar dentro”. O termo traz também a ideia de proteção e providência, visto ser acompanhado da declaração de que a mão de Deus está sobre o salmista. O pleno conhecimento de Deus é inacessível e extraordinariamente elevado para que possa o salmista possa compreender: “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim”.
2. Transcende todo limite espaço-temporal (vv.7-12)
Diante do Deus que tudo conhece, parece haver uma ambiguidade por parte do salmista; além de admiração, brota um sentimento de impropriedade e temor, levando-o a tentar esconder-se. Mas a resposta é uma só: não há lugar algum onde o homem possa ficar oculto a Deus. Usando o recurso do paralelismo de antítese o poeta fala da impossibilidade de fuga da face de Deus. a) céu x abismo (v.8): antítese usada para falar que Deus está no mais alto como também no mais baixo; os extremos verticais não podem esconder uma pessoa da sua presença. b) asas da alva x extremidades do mar (v.9): Asas da alva é uma referência à alvorada. O Sol nasce no Oriente e, geograficamente, o mar fica no Ocidente da Palestina, mas nesses extremos ou entre eles não há qualquer lugar que proporcione esconderijo da face de Deus. c) trevas x luz (vv.11,12): Se a escuridão deixa tudo encoberto aos olhos humanos, seria assim também com Deus? De forma alguma, pois seus olhos não dependem da luz para enxergar; para Ele escuridão e luz são a mesma coisa, ou ainda, a sua presença magnífica expulsa toda escuridão.
A conclusão é impressionante: não há lugar algum que possa servir de esconderijo para o homem. No v. 8 ele diz: “... eis que tu ali estás também”; no v.9 ele afirma: “ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá”; no v.11 ele finaliza: “... trevas e luz são para ti a mesma coisa”. Os extremos da Terra não podem esconder o homem de Deus, nem ainda a escuridão. Por um lado, isso deve levar-nos a um profundo e reverente temor, pois nada escapa a seus olhos atentos e a sua presença imediata; por outro, nos traz paz, pois, sendo Ele sempre presente, estamos protegidos por sua mão, que repousa sobre nós.
3 – O Deus criador da vida humana (vv.13-18)
A revelação agora é ainda mais surpreendente: Deus não apenas vê o invisível e penetra o inacessível, como também é operante antes mesmo da dimensão temporal humana. O Senhor que controla o universo é também aquele que controla o desenvolvimento de um feto no ventre de uma mulher. A palavra “rins” (v.13) tem aqui o sentido geral de partes internas do ser concebido. A expressão “entreteceste-me” (v.13) é usada pelo poeta para comparar o trabalho de padrões e cores complexos de um tecelão ou bordador, com a ação de Deus “costurando” o feto no interior da mãe. Por mais que a ciência avance e possa descrever todos os processos de multiplicação celular da concepção ao nascimento, ainda estará ali algo inexplicável, poeticamente sublime, uma intervenção divina nessa misteriosa criação: “... de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado...” (v.14).
As expressões dos versos seguintes reforçam a ação maravilhosa de Deus. O v.15 traz a expressão “tecido nas profundezas da terra”, que está em paralelo sinonímico com a expressão “no oculto fui formado”, designando a gestação no ventre da mulher, onde Deus atua “esmeradamente”. O v.16 tem duas possibilidades de significado que podem ser abraçadas paralelamente: a) os dias da vida humana são todos planejados de antemão pelo Senhor; b) ou que as etapas do desenvolvimento embrionário são cuidadosamente planejadas e executadas por Deus. Não há expressão melhor para descrever isso do que a deixada pelo salmista: é algo admirável e maravilhoso! Cada detalhe no nosso corpo é fruto de uma ação esmerada de Deus (v.15), não uma combinação aleatória de genes, DNA... e os pensamentos que Ele tem para cada ser humano são tão numerosos quanto preciosos.
4 - O Deus inquiridor da vida humana (vv.19-24)
A visão da transcendência de Deus não se coaduna com a realidade terrena de homens miseráveis e maus. Quando Davi desperta de sua visão (v.18) irrompe em clamor a Deus para que elimine a maldade na terra, passando de um estado de contemplação para uma firme resolução. A linguagem veemente do salmista não é um ódio inconsequente, mas demonstração de um zelo sincero por Deus, em que os inimigos declarados de Iavé tornam-se inimigos declarados de Davi (v.21).
Davi se dispõe também a enfrentar o mal que, porventura, exista dentro dele. “Sonda-me, conhece-me, prova-me”, são expressões que reportam à sensibilidade do poeta e à profunda consciência que tinha de suas necessidades. Ele sabia que o seu coração era enganoso (v.23) e não podia depender de uma autoavaliação; era necessário ser sondado, inquirido no mais íntimo de seu coração, para que fossem pesadas suas ações e motivações.

Para pensar e agir
Você consegue perceber que Deus sabe tudo a seu respeito; onde anda, o que ouve, o que vê, o que diz e até o que você pensa?
Olhe para você mesmo agora e veja-se como uma obra esmeradamente trabalhada por Deus desde a sua concepção. Você não é fruto do acaso, seu desenvolvimento embrionário foi planejado e executado pelo maior geneticista do universo: o Todo-Poderoso Senhor. Cada célula do seu corpo tem um toque especial dele; seus dias estão todos defronte dos olhos vigilantes de Deus. Por isso, seja bom mordomo de seu corpo, da sua vida, suas oportunidades.
Leitura Diária
segunda-feira Romanos 11.33-36
terça-feira Isaías 40.10-31
quarta-feira 1Corintios 1.20-25
quinta-feira Jó 42.1-6
sexta-feira Salmo 139.1-6
sábado Salmo 139.7-12
domingo Salmo 139.13-24

Um comentário:

Edna s e frança disse...

Amei o estudo, mi esclareceu muitas duvidase. Que Jesus continuou ue abençoado esse ministério.

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!