segunda-feira, 19 de julho de 2010

DEUS – AQUELE QUE FAZ MARAVILHAS

Texto Básico: Salmo 66
Este salmo é um hino de ação de graças, usado na liturgia do culto israelita, provavelmente acompanhado por instrumentos musicais, sacrifícios e votos. No transcurso do salmo, o autor vai estreitando o foco; começando pelo convite a toda a terra a reconhecer as maravilhas de Deus, passando pela convocação do povo para reconhecer as grandiosas obras realizadas na história em seu favor e culminando no reconhecimento pessoal do que Deus tem operado em favor dele mesmo. O reconhecimento das obras realizadas por Iavé produz louvor, admiração, gratidão e honra por parte do adorador, lembrando que o nosso Deus continua a atuar de forma soberana, poderosa, justa, misericordiosa e graciosa em todo o universo, na comunidade e em nossas vidas.
1. Faz maravilhas no mundo (vv.1-4)
O reconhecimento da soberania universal de Deus está presente em todo o Saltério (por ex.: 47.7,8; 65.2; 98.4; 100.1) e, neste salmo, nada menos do que todas as terras (v.1), designando dessa forma todos os habitantes, são convocadas a louvar o Senhor. A preocupação principal do salmista é que toda a terra venha “cantar a glória do seu nome” (v.2). Nome (shem) fala da fama da pessoa nomeada e reconhecê-la é ato de louvor. Com isso o salmista ensina a lição de que a adoração a Deus nunca é trivial e eventual, mas sim algo grandioso, que deve demonstrar vitalidade. A relação é clara: aquele cuja fama do nome é grandiosa deve receber louvor condizente com esta glória. Adoração grandiosa para um Deus grandioso.
Israel reconhece as maravilhas divinas por ato de adoração, ao passo que os infiéis fá-lo-ão por uma submissão inevitável (te lisonjeiam os teus inimigos – v.3; comparar Sl.18.44). A forma verbal “lisonjeiam” (kahasu) significa, basicamente, mentem; tendo aqui a conotação de adulação, servilismo. Diante do imenso poder de Deus, os inimigos não têm outra atitude que submeter-se a Ele. É o mesmo sentimento que Paulo irá apresentar em Fp 2.10,11, em que todo joelho contundentemente se dobrará diante de Jesus Cristo. O salmista diz a mesma coisa no verso 4: “toda a terra te adorará e te cantará louvores”. Embora os tempos verbais estejam no futuro, também podem ser traduzidos para o português no imperativo ou no presente.
2. Faz maravilhas no meio do povo (vv.5-12)
Relembrar as bênçãos de Deus tem um caráter educativo sobre as gerações mais novas, que podem compreender a motivação de tão grande adoração. A travessia do mar Vermelho e do Jordão foram dois episódios marcantes na vida do povo e comprovaram de modo decisivo que Deus tem o poder e o desejo de zelar pelos seus (v.6) enquanto esse mesmo ato serve de julgamento dos rebeldes (v.7). O mesmo mar que se abriu e foi salvação para os israelitas foi o mar que sepultou o exército de Faraó (Ex 14.15-31). Recordar tais eventos ensina que Deus agiu e continua agindo na história de Israel e da humanidade realizando atos de salvação em prol do seu povo. Destarte, todos os povos são convidados a manter-se afastados dos arrogantes e a não seguir o seu mau exemplo. Pelo contrário, devem oferecer sacrifícios de ação de graças, bendizendo e glorificando a Deus pelas maravilhas operadas, preservando a vida e guardando em todas as horas (vv.8,9).
As maravilhas de Iavé não se resumem a atos de libertação, pois a disciplina que Ele realiza também é seu amor em ação. Os versos 10 a 12 falam sob essa perspectiva, empregando diversas metáforas que expõem a ação disciplinadora de Deus. Provação e libertação fazem parte de um projeto único de ação de Deus. As provações de Deus, mesmo severas, não objetivam abalar ou aniquilar o seu povo, mas têm o poder de purificá-lo, refiná-lo, à semelhança do que o fogo faz com a prata (v.10) (comparar 1Pd 1.7). Para deixar clara a intenção restauradora da disciplina, o salmista encerra o v.12 dizendo que após as vicissitudes o Senhor leva os dantes oprimidos a um lugar de abundância (ou “lugar espaçoso”, “lugar de transbordamento”, “lugar de alívio”, dentre outras possibilidades de tradução). É sempre assim, em qualquer época e situação: a salvação da parte de Deus é sempre abundante, conceito exarado de forma bem clara no Salmo 23.5 “... unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda” (comparar Rm 8.18).
3 – Faz maravilhas na vida de um homem (vv.13-20)
É interessante que o clímax do salmo chegue com a descrição das atitudes de um só adorador diante de Deus. As ações de graças de uma só pessoa sobrepujam aquelas prestadas por todo o universo e pela nação. É um paradoxo dos caminhos de Deus, que se compraz nesse relacionamento pessoal, mesmo sendo inesgotável qualquer superlativo que usemos para falar de seu amor, seu poder, sua glória, enfim, de qualquer de seus atributos. Nada mais significativo do que reconhecer que o Deus que faz maravilhas em todo o universo, na vida de todo um povo, é também aquele que faz maravilhas na minha vida. É o Deus individual, que está perto, pode ser encontrado no ambiente mais íntimo da vida de uma pessoa, até mesmo em seu pensamento. Deus age na história do mundo, na história de um povo, mas também na história da minha vida.
Essa intimidade, essa proximidade, essa pessoalidade de relação pode ser vista no ato de pagar os votos. A gratidão pessoal leva o adorador a oferecer-se integralmente a Deus, pois as ofertas apresentadas são “holocaustos”. O que diferenciava o holocausto das ofertas mais comuns de ação de graças era que estas formavam a base de uma festa, ressaltavam a alegria da comunhão, enquanto aquela falava de uma dedicação total da oferta. Nada do holocausto ficava para o sacerdote ou o adorador. Tudo era queimado no altar. É uma oferta que reflete uma atmosfera de gratidão mais submissa que propriamente festiva, como que espelhasse a compreensão do ofertante da gravidade que acabara de ser removida e a grande dívida que tinha com Iavé. Creio que o poeta sacro descreveu muito bem esse sentimento na letra do hino “Jardim de Oração”: Quando tudo perante o Senhor estiver / E todo o meu ser eu lhe consagrar / Só então hás de ver, que o Senhor tem poder / Quando tudo deixares no altar.
O convite coletivo de Israel (v.5) corresponde ao vinde, e ouvi do v.16. Israel dirige seu convite ao mundo inteiro, enquanto o adorador convida todas as pessoas, individualmente. Hoje, é a igreja quem testemunha dos atos de Deus e convida todos os homens para seu reino; no plano individual, cada salvo acrescenta seu testemunho quanto ao cuidado único, pessoal, íntimo e continuado que o Senhor lhe tem proporcionado. Esse cuidado íntimo pode ser percebido no emprego da 1ª pessoa do singular em todos os versos que ora destacamos: eu contarei o que ele tem feito por mim
(v.16); a e ele (eu) clamei, exaltado pela minha língua (v.17); Deus me ouviu, minha oração (vv.18,19). A palavra final do salmista que descreve as maravilhas de Deus no mundo e no meio do seu povo se volta para a maior de todas as maravilhas: o Deus que busca e chama os seres humanos para um relacionamento pessoal com Ele. Como bem diz um dos cânticos de nosso repertório: E apesar dessa glória que tens / Tu te importas comigo também.
Para pensar e agir
Reflita: você é capaz de perceber os atos maravilhosos do Senhor no universo, preservando-o pela força do seu poder, ou tem sido levado pelas falácias dos sábios segundo esse mundo que pregam ser toda essa harmonia fruto de uma série de acontecimentos fortuitos? Você pode recordar-se das maravilhas que Deus tem realizado em sua igreja, sua família e sua vida? Ao fazê-lo, que sentimentos brotam em seu coração? Deixe sua voz, seu coração, todo o seu ser abrir-se em glorificação a Deus pelo que Ele é e pelo que faz. Agradeça-lhe do fundo da alma porque você pode dizer: Ele tem feito maravilhas na minha vida!

Leitura Diária

segunda-feira Jó 9.1-10
terça-feira Deuteronômio 6.20-25
quarta-feira Salmo 40
quinta-feira Salmo 75
sexta-feira Daniel 6.25-27
sábado Salmo 78
domingo Salmo 66

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!