terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sexto Conselho de Tiago- Sejam amigos de Deus

TIAGO 4.1-10 INTRODUÇÃO Tiago estava informado de vários problemas na Casa do Senhor. O mais grave eram as contendas entre aqueles irmãos. Elas eram geradas por vários motivos: discriminação de pessoas, uso indevido da língua, prática de vida contraditória à Palavra de Deus, disputa pelos primeiros lugares, “dificuldade” para ouvir, predisposição para falar o que não deviam, facilidade para se irar. Tudo se resumia na carnalidade de alguns irmãos, que acabavam influenciando outros. Aqueles irmãos haviam deixado de lado os padrões ético-morais cristãos, para adotar os valores corrompidos do mundo, tornando-se inimigos de Deus. Desta vez Tiago vai mais fundo no problema. É mais incisivo na sua exortação. Aqueles crentes, dispostos a alcançarem êxito nos seus prazeres carnais a qualquer custo, agiam como se Deus de nada tivesse conhecimento. Era preciso, a todo custo, reverter a situação. ANÁLISE DO TEXTO “guerras e contendas, cobiça e inveja, matais, combateis e fazeis guerras.” (4.1-3) Tiago contextualiza a situação que havia nas igrejas com as que aconteciam no mundo lá fora. A cobiça e a inveja levavam um povo a guerrear com outro, a ponto de aniquilar com nações inteiras. Ele, então, compara as contendas às guerras que estouravam lá fora e o desamor de uns pelos outros aos combates e homicídios. Ambas tinham o mesmo efeito: destruição de vidas. deleites – o mesmo que prazeres carnais - o desejo de prosperar financeiramente para ter uma posição maior e melhor para pisotear os demais estava dividindo a igreja. pedis e não recebeis - aqueles cristãos haviam perdido o propósito da oração. Em vez de exaltarem o nome do Senhor e intercederem para que o Reino de Deus fosse pregado, pediam que fossem cada vez mais abastados. não recebeis - Tiago demonstra àqueles irmãos que a comunidade não poderia crescer, frutificar, devido a sua mesquinhez, ao seu egoísmo, ao trato dos interesses particulares. De igual modo, enfatiza que na vida secular não prosperavam, não eram abençoados, porque os seus desejos eram puramente carnais. Estavam possuídos por um amor ao dinheiro a ponto de cobiçar, invejar, ensoberbecerem-se e se esquecerem de Deus. “infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (4.4) As práticas não cristãs levaram Tiago a chamar aqueles irmãos de infiéis. No original “adúlteras”, numa alusão à Igreja ou a pessoas que são desleais a Deus. Chegaram ao extremo de idolatrar as riquezas e a praticarem atitudes semelhantes às dos ímpios para atingirem seus objetivos. A corrupção era sua principal forma de vida. amizade do mundo - o mesmo que adotar os padrões de vida do mundo como sendo bons, corretos, para se viver como “cristão”. Sem o senhorio de Cristo. Na realidade, o crente deve viver a ética e a moralidade cristã como ideal de vida. A adoção de valores do mundo leva à inimizade contra Deus – é a máxima de Tiago. “todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.” (4.6) soberbos - pessoas altivas, que se julgam autossuficientes; que pensam não precisar de Deus, ou das outras pessoas, para viverem suas vidas. Geralmente são pessoas orgulhosas, que se gabam do seu poder, da sua influência, impunidade, “sabedoria”, etc. Tiago declara que a estas pessoas Deus faz resistência, ou seja, retém a bênção; não permite que seus projetos sejam bem-sucedidos. dá maior graça - ainda assim, Deus usa de grande misericórdia. Porém, mais ainda com os humildes. humildes - usada no sentido prático; aquele que busca as coisas espirituais de Deus. A estes, sim, Deus abençoa grandemente. “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.” (4.7) sujeitar-se a Deus - submeter-se à sua vontade; desejar estar sob o seu senhorio; viver sob a sua vontade. resisti ao Diabo - literalmente, não ceder ao seu assédio; resistir aos desejos carnais; à sedução do mundo; às suas ofertas. e ele fugirá de vós - Tiago ressalta que resistindo aos intentos de Satanás, o crente o afugenta. “Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificais os corações.” (4.8) chegai-vos para Deus - demonstra que quem se afasta de Deus é o homem. Deus está sempre pronto à reconciliação, mas não força o homem a buscá-lo. Este deve ser um ato espontâneo. limpai as mãos - as mesmas que eram usadas para ajuntar riquezas, para abraçar a corrupção. espírito vacilante [dobre] - pessoas que querem estar em comunhão com Deus, mas desejam, ao mesmo tempo, os prazeres do mundo. “Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza.” (4.9) Aqueles cristãos estavam alegres e conformados com o seu pecado. Tiago declara que eles devem olhar para o seu estado miserável. O quadro deve ser revertido: se querem ser cristãos verdadeiros, se desejam ser abençoados, devem reconhecer os erros e deles arrepender-se sinceramente. O lamento, choro, pranto, revela que o crente deve quebrantar-se diante de Deus. Declarar para ele que não quer e não mais vai cometer tal pecado. A maioria das vezes que o crente se arrepende do seu pecado chora, se quebranta. O arrependimento sincero o faz quebrantar-se diante do Senhor. “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” (4.10) humilhai-vos - reconhecer o seu estado miserável devido ao pecado. vos exaltará - ao arrepender-se do seu pecado, o crente possibilita o derramamento de bênçãos sobre sua vida. CONCLUSÃO Para crescer em qualidade e maturidade a igreja deve abandonar as contendas, a cobiça, a inveja, a autossuficiência, a amizade do mundo. A autossuficiência tem tornado alguns crentes soberbos demais, até mesmo para fazer a obra do Senhor. Tiago proclama a necessidade de se resgatar a humildade (1Pd 5.6). Humildade é se colocar na posição de servo sempre, reconhecer o seu irmão como superior a você (Fp 2.3). Declarações do tipo “eu fiz”, “eu realizei”, “eu vou fazer” são frequentes. Quando se deveria dizer: “Se o Senhor quiser faremos...”. A soberba é o maior empecilho para vida cristã, pois impede o crescimento da igreja. Lembre-se: Deus resiste aos soberbos. Mude sua forma de orar. Adore o Senhor em primeiro lugar. Exalte o nome do Senhor. Depois agradeça-lhe por tudo. De preferência, demonstre sua gratidão listando tudo aquilo que o Senhor tem-lhe concedido. Interceda pelos seus, pela igreja, pelos seus vizinhos, pelos seus colegas de trabalho. Por último, se preciso for, faça seus pedidos. Verifique, contudo, se o que está pedindo trata-se de uma necessidade real ou de “um supérfluo”. Avalie sua amizade com Deus. Ela está em alta ou em baixa? Tem conversado com seu Amigo diariamente e a todo o tempo? Ou só fala com Ele quando as coisas apertam? Você pode afirmar que é realmente amigo de Deus? O que você aprendeu no estudo de hoje? De que forma tem enfrentado as tentações? Tem deixado seduzir-se logo à primeira vista, ou tem resistido até o fim? Qual tem sido sua atitude diante do pecado cometido? Tem se arrependido e chorado aos pés do Senhor, ou tem levado uma vida de conformismo com o pecado? Reflita e responda para você mesmo a estas perguntas. Não permita que as seduções deste mundo o afastem de Deus. Busque uma proximidade constante. Tiago diz: “Chegai-vos para Deus” (v. 8). A presença de Deus será tão perceptível que você poderá falar com Ele do mesmo modo como fala com aquele amigo de que gosta tanto, em uma conversa de “pé de orelha.” Deus se inclina para ouvir. Se você for amigo de Deus, poderá contar tudo para Ele, ser ouvido; desfrutar de uma companhia constante. Pense nisto. É tempo de despertamento. Jesus está voltando. Seja amigo de Deus. Descarte a amizade com o mundo. Leituras diárias Segunda-feira Tiago 4.1-10 Terça-feira Mateus 6.9-13 Quarta-feira 1Pedro 5.5,6 Quinta-feira Filipenses 2.1-4 Sexta-feira Isaías 41.8-14 Sábado Mateus 6.9-13 Domingo Gálatas 5.22

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