terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Quarto Conselho de Tiago- Pratiquem a Palavra de Deus
TIAGO 1.19-27
INTRODUÇÃO
A Bíblia é a Palavra de Deus. É o “manual do Fabricante”. Foi inspirada por Deus e escrita por seus servos para o homem orientar a sua vida.
Quase todo aparelho ou equipamento que você compra vem com um manual. Pequeno ou grande, simples ou mais sofisticado, o que se observa é que sem a utilização do manual é quase certo que alguma coisa, em um dado momento, vai dar errado.
Sem a ajuda do manual é impossível colocar em funcionamento um complexo equipamento. E o homem é o ser mais completo e complexo que Deus criou. Sem o uso da Bíblia, o homem não faz nada correto e “funciona” em condições aquém daquilo que Deus planejou.
A leitura, meditação e a prática da Palavra de Deus conduz o homem a uma vida bem-aventurada, a uma vida de sucesso. Observe que cada parte é importante e harmoniosa entre si. Não dá para ler sem meditar, nem meditar se você não ler. É impossível colocar em prática aquilo de que não se tomou conhecimento (não leu) ou, ainda, que não pensou antes de fazer.
É correto dizer que nenhum manual vem com todas as instruções de funcionamento ou respostas para as dúvidas do usuário. A Bíblia não é diferente neste aspecto. Você não encontrará nela tudo escrito, mas há algo que nenhum outro manual possui: a Bíblia é o único manual que permite ao ser criado conversar e interagir diretamente com o Criador. É um manual que fala, compreende? Esteja pronto para ouvir o que Deus tem a lhe dizer pela sua Palavra.
ANÁLISE DO TEXTO
Tiago abre uma nova série de exortações chamando os cristãos a quem endereçara a carta de “meus amados irmãos”. Esta expressão dá mostras da sua preocupação com eles. O apóstolo escrevia-lhes com a intenção de ajudá-los e não feri-los ou magoá-los. Ele não põe em dúvida a autenticidade da fé daqueles cristãos, mas demonstra que estava sabendo de alguns erros práticos e doutrinários e, por isso mesmo, precisava corrigi-los.
“Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar.” (Tg 1.19)
todo - significa que ninguém fica de fora; todos devem colocar em prática a orientação dada.
Pronto para ouvir – do latim promptu, que quer dizer “disponível”. Esta disponibilidade deve ser espontânea, sincera; um desejo natural para ouvir. Estar disponível para ouvir, é estar disposto e pronto para obedecer.
Era comum as pessoas ouvirem a Palavra de Deus nos cultos, nas sinagogas. Não havia exemplares da Bíblia como os temos hoje. A Palavra estava nos rolos e manuscritos, que eram lidos pelos líderes religiosos.
Tardio para falar – sem pressa, lento, vagaroso. É ficar calado sem ficar emburrado, sem ficar carrancudo ou trombudo.
O sentido da frase é: o crente não deve precipitar-se em dizer qualquer coisa sem antes ter ouvido e colocado em prática. As consequências da pressa no falar acaba levando o cristão a negar a fé e a contradizer o evangelho (Tg 1.26). “se alguém cuida ser religioso [isto é, nascido de novo pelo evangelho] e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã.”
Uma pessoa que é precipitada no falar parece trazer dentro de si uma espécie de panela de pressão, permanentemente colocada no fogo. A água no seu interior está sempre em ponto de ebulição. Basta ouvir algo que vai de encontro ao seu pensamento, desejo ou vontade, e dispara a falar. É aquele “psssssssssssssssssss” da panela de pressão.
tardio para se irar – novamente a orientação para não ter pressa. Desta vez para não se irar. É o “fica frio!” de Tiago. Seja lento, vagaroso, “devagar, quase parando” para se irar. Para descontrair, seja como aquela vela de aniversário que não acende nunca.
“porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.” (Tg 1.20)
A ira do homem é obra da carne. Revela falta de crescimento espiritual e imaturidade cristã. As obras da carne só retardam a implantação da natureza moral de Cristo em nós.
A ira indica a impaciência e/ou a intolerância com o próximo. Geralmente é manifesta por palavras permeadas de um sentimento de superioridade e desprezo pelo outro. São ainda acompanhadas de egoísmo, misturadas com o ódio.
Uma prática comum nas nossas igrejas é o que podemos chamar de “indignação justificada”. Em nome de interesses pessoais e egoístas, alguns crentes – ou mesmo um líder – podem atacar os outros com a sua ira e afirmar que estão prestando um serviço a Deus. Partem da premissa que estão agindo “pela Palavra”, em favor da “ordem certa”. Na realidade lutam pelo poder, para estarem em evidência. Esquecem-se de que o crente é chamado para servir.
“Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.” (1.21)
despojar - o mesmo que despir; tirar a roupa velha, suja. Livrar-se de tudo aquilo que impede a mudança de vida.
toda imundícia – deve ser entendida no sentido literal: significa sujo ou imundo. No sentido figurado, significa tudo aquilo que suja moralmente. Aponta o caráter do velho homem; os pecados em geral outrora cometidos.
e todo vestígio - qualquer atitude que volte a revelar o caráter do velho homem.
Um exemplo: a roupa suja, quando mal lavada, apresenta vestígios de sujeira. O crente que não se despoja das impurezas e padrões do mundo revela que não foi totalmente transformado. Se vez por outra comete pecados que contradizem a vida de uma nova criatura, isto é o que Tiago chama de vestígios, sombras do passado de trevas. Outro exemplo: uma pessoa que falava muitas palavras torpes antes de se converter e, agora que é nova criatura, deixa escapar de quando em vez alguma palavra torpe. Ou ainda, uma pessoa que, no passado, só falava da vida alheia, agora como cristão vez por outra faz uma “fofoca santa”.
recebei com mansidão - com humildade. Tiago exorta que o crente deve reconhecer o erro com humildade todas as vezes que contrastar sua vida com a Palavra. É reconhecer a própria necessidade de mudança e, desta forma, acolher a Palavra.
a palavra em vós implantada:
palavra - o próprio evangelho
implantada - o mesmo que inserida dentro do contexto. Antes não se tinha recebido o evangelho; agora ele está enxertado em sua vida.
“a qual é poderosa para salvar as vossas almas”
Com a ação regeneradora do Espírito Santo, a Palavra é capaz de levar à perfeição da obra da salvação.
CONCLUSÃO
Você tem o compromisso consigo de ouvir a Palavra e isto implica obedecer a ela. É ouvir e colocar em prática.
Quando falar, certifique-se de que suas palavras estão de acordo com a Palavra. Reflita antes se o que vai dizer não irá ofender ou magoar o seu irmão.
Pondere se a sua franqueza é de fato falar com sinceridade, ou se faltará com a educação.
Se você deseja ser bem-sucedido em seu viver, deve ler, meditar, colocar em prática tudo o que aprendeu na Palavra de Deus.
Leituras Diárias
segunda Tiago 1.19-27
terça Romanos 12.17-21
quarta Provérbios 12.16
quinta Provérbios 29.8, 20 e 22
sexta Efésios 4.30-32
sábado Jó 5.2
domingo Colossenses 3.8
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- Igreja Batista Ebenézer em Cabuçu
- Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário