quarta-feira, 7 de março de 2012

MAIS DOIS PRÉ-REQUISITOS PARA A UNIDADE: HULMIDADE E SOLIDARIEDADE

Texto Bíblico: Filipenses 2.1-18



1- SEGUNDO REQUISITO PARA A UNIDADE: SOLIDARIEDADE
Em Filipenses 2.3, o apóstolo Paulo diz: “por humildade”. Há quem diga: “Modéstia à parte, eu sou humilde. Sem querer me gabar”. Lembro-me da história de um cidadão que é assim: “Os 10 homens mais humildes do mundo passaram a existir quando eu conheci os outros nove”.
Sabe o que é humildade? Humildade é pensar assim: “Nada que eu tenho, nada que eu sou e nada que sei vai me impedir de amar e me relacionar com ninguém. Nada que eu tenho, nada que eu sou e nada que sei, vai me impedir de ajudar a qualquer pessoa que precise. Nada que eu tenho, nada que eu sou e nada que sei vai ser uma barreira para eu ser de outras pessoas e para que outras pessoas tenham um relacionamento comigo. Nada que eu tenho, nada que eu sou e nada que sei vai tomar conta da minha cabeça. Eu olho para o meu irmão e entendo que em algumas situações da vida é a mão dele que vai estar na minha cabeça. Em outras situações, vai ser a minha mão que estará na cabeça dele”. Humildade. “Ah, mas tenho títulos, sei outros idiomas, tenho pós-graduação”. Nada que tenho, nada que sou e nada que sei vai me impedir de ser bênção e de ser abençoado.
Deus vai lhe dar mais, você vai ser mais, você vai saber mais porque Deus vai entender que o que você é, o que você tem e o que você sabe não são barreiras para se relacionar. É por isso que, dentro da igreja, não há doutor. Há doutor só para fora. A igreja tem irmãos e irmãs. Lá fora, há doutor, mas, aqui dentro, são irmãos e irmãs. “Mas eu faço questão que me chamem de doutor. Não é por nada não, mas eu sou doutor.”
Certa vez, recebi um cartão de uma pessoa que continha quinze pré-nomes e, depois, o nome. Era um cartão de referência mesmo. Não precisa nada disso. Tinha tanta coisa no cartão, mas não tinha lugar para colocar nem e-mail, nem telefone, nem endereço. Era um cartão de promoção mesmo.
Você pode subir, e vai subir, em nome de Jesus, ao mais alto no posto da sua empresa, da sua escola e você vai chegar lá em cima. Mas, quando chegar lá em cima, não vai deixar que essa ascendência tire a sua humildade.
Jó tinha muito, mas depois que Jó passou por aperto e perdeu tudo, ele passou a ter quatro vezes mais ainda. E fico imaginando como era a vida de Jó, porque ninguém no Oriente tinha mais do que ele. Daí, passou por um aperto e se, antes do aperto, não tinha ninguém igual a ele, imagina depois do aperto. Ganhou quatro vezes mais. Do Oriente, virou Ocidente. O suprassumo. Mas Jó tinha uma coisa na vida dele. Ele não abria mão de sua fé em Deus, de seu compromisso com Deus. O que eu tenho, o que eu sou e o que eu sei, nunca vão ser barreiras para eu sentar no chão como uma criança, para eu entrar na fila, para eu ajudar uma pessoa que está doente, para eu ir a um hospital, para eu subir o morro.
Eu vou fazer o trabalho de evangelização, eu vou fazer missões. E isso nunca vai ser barreira. Mas você pode pensar: esse conceito de humildade está errado. E quem não sabe nada, não tem nada e não é nada? Nem o que eu quero ser, nem o que eu quero ter, nem o que eu quero saber, nada pode ser barreira para eu ser bênção na vida de alguém. Eu quero ser bênção na vida das pessoas.

NEM O QUE EU QUERO SER, NEM O QUE EU QUERO TER, NEM O QUE EU QUERO SABER, NADA PODE SER BARREIRA PARA EU SER BÊNÇÃO NA VIDA DE ALGUÉM

“O meu sonho é tão nobre que eu não posso me misturar a essa gentalha.” É só um sonho, não subiu nem um degrau. O sonho está o impedindo de se alastrar. Deus está dizendo assim: “Imagina! Eu não posso deixar esse sonho se realizar, nunca”. Que só sonhando ele já não quer se misturar com as pessoas, imagina se ele conquistar esse sonho. Sabe o que está acontecendo? Deus pega você e coloca lá no fim da fila porque tem que esperar mais, porque você não está pronto ainda para o seu sonho ser realizado.
O que o Senhor me der não vai me impedir de dar. O que eu vier a saber, ou souber, não vai me impedir de ensinar, de compartilhar. “Senhor, o que eu vier a ser não vai me impedir de me relacionar, de estar com as pessoas.”
Sabe o que Deus vai fazer? Você vai ser bênção.

2- TERCEIRO REQUISITO PARA A UNIDADE: SOLIDARIEDADE.
“Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu senão também cada qual o que é dos outros” (Filipenses 2.3).
Amados, o problema do nosso irmão não é problema dele, não. É problema nosso. Ele não tem que se virar sozinho, não. Temos de ajudar, temos de estar junto. “Ah, mas ele se meteu nessa enrascada, ele que saia agora.” Não. Ele se meteu e nós vamos ajudá-lo. É diferente. Ele se meteu sozinho, mas nós vamos ajudar a sair. “Mas ele procurou esse caminho com os próprios pés...” E com os nossos pés vamos tirá-lo dali. Está entendendo? Solidariedade. Não é cada um para si, não. Tenho que olhar para o meu irmão, para a minha irmã e tentar ser útil, ser bênção na vida dele(a).

3- O MODELO DA UNIDADE DADO POR CRISTO
Falei das razões da unidade em Cristo e os requisitos da unidade em Cristo: humildade e solidariedade. Veja, agora, Filipenses 2.5. Paulo apresenta um modelo. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”. Quem é o modelo? É o pastor? É o diácono? Não. Quem é o modelo? Cristo Jesus. Eu tenho de ter os mesmos sentimentos que houve em Cristo Jesus. Ele é o modelo. Como Ele foi modelo?
Uma igreja assim vai ser difícil não crescer e não mudar a própria realidade. É só a igreja colocar em prática. Isso é muito sério. A igreja deve vivenciar a realidade da unidade, esse bloco, compacto, lindo, onde todo mundo defende a unidade da igreja. Não permitir que ninguém fale mal da sua igreja, que ninguém fale mal do seu irmão. Você está defendendo a unidade da sua igreja.
Meu irmão errou, nós vamos ajudar. Não vamos caluniar nem fofocar sobre ele. Se você errou, caiu, pecou. Se alguém fizer fofoca contra você, vai ajudar? Então se você souber de alguém que caiu, errou, pecou, não faça fofoca sobre essa pessoa. Não faça fofoca porque vai piorar. Vai minar a unidade da igreja.
Alguém está caído? Vá lá para ajudar essa pessoa a se levantar o mais rápido possível, e não adianta quando essa pessoa cair dizer assim: “Viu só? Não falei? Benfeito.” Tem que estender a mão. Segura aqui a minha mão. Olhe a dor que ele está sentindo, o machucado que ele está sentindo, e ele já está fazendo todas as reflexões, mas a sua mão segura nas mãos dele vai ser uma mensagem que ele vai receber. Aquele que me avisou, me preveniu, eu não o ouvi, mas ele agora está me ajudando a me levantar.
Essa é a igreja de Jesus. “Ah, pastor, fulano está precisando ser excluído.” Você já foi lá? Já orou com ele? Já ajudou? E você já fez tudo que você podia fazer? E você chamou o outro para fazer também, e todas as possibilidades já foram esgotadas? Se ainda não foi, temos que fazer, trazê-los e resgatá-los.
Responda-me uma coisa: o bom médico é aquele que cura mais? Ou é aquele que mata mais? Vamos imaginar que você tem uma doença e tem dois médicos à disposição: Dr. A e Dr. B. Doutor A: de cada 10, morrem 9. Doutor B: de cada 10, morre um. Em qual porta você vai bater? Aí o fariseu diz assim: “Eu vou entrar nessa porta que morrem nove porque eu vou ser esse um”. Qual que é a melhor igreja? Aquela que exclui mais ou a que recupera mais? Qual a melhor igreja? Aquela que expurga mais ou aquela que restaura mais? Qual a igreja mais próxima do sonho de Jesus? É aquela que elimina mais ou aquela que recupera mais, que resgata mais, que ajuda mais?
Há um provérbio que você vai esquecer: “Uma laranja podre, num cesto de laranjas boas, apodrece as demais”. No mundo é assim. Na igreja, é diferente: “Uma pessoa podre, numa igreja de gente saudável, é restaurada”. Senão, não é igreja.
Que igreja é essa que, estando um em pecado, coloca todo mundo em pecado? Uma pessoa não está entendendo que o Diabo está se levantando contra a vida dela: a santidade da igreja, a comunhão da igreja e o amor da igreja vão restaurar essa vida.

LEITURA DIÁRIA:
SEGUNDA-FEIRA – Isaías 25.1
TERÇA-FEIRA – Colossenses 2.5
QUARTA-FEIRA – 2Samuel 22.47
QUINTA-FEIRA – Salmo 31.2
SEXTA-FEIRA – Salmo 19.14
SÁBADO – Salmo 28.1
DOMINGO – Atos 20.19

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!