sexta-feira, 16 de março de 2012

IMITANDO JESUS NO SERVIÇO

Texto Bíblico: Filipenses 2.5-11

Na igreja, a ordem é recuperar, restaurar, resgatar, curar, abençoar, ajudar, e não expurgar. Para isso, temos um modelo de unidade: JESUS. Por que temos de seguir o mesmo exemplo de Jesus? Por que Ele, Jesus, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação ser igual a Deus, sabendo Jesus quem Ele era. Quem ele era? Deus, Rei, soberano, Cristo de Deus, Filho de Deus. A raiz dele é fincada na divindade. Tendo a forma de Deus, não deixou quem Ele era o impedir de servir, de abençoar. Sendo Deus, não permitiu que o fato de ser Deus o impedisse de andar conosco. Isso se chama renúncia.
Vez por outra se pede, na igreja, que alguém, por favor, ceda o seu lugar para o visitante. “Chegasse mais cedo”, pensamos. O dirigente do culto diz: “Meus irmãos, queiram tirar os seus carros do estacionamento, tem carro atrapalhando”. “Tirar do estacionamento? Eu não.” Renúncia...
A não renúncia é não deixar de ser quem você é, seu direito de ser quem você é. E as coisas a que você tem direito de usufruir impedem você de abençoar a você mesmo. Paulo diz: ...não teve por usurpação ser igual a Deus, antes a si mesmo se esvaziou, mas assumindo a forma de servo..”. Antes, tinha forma de Deus, agora, tem forma de servo. Renúncia. Servidão. Eu tenho de servir, eu preciso servir, o meu Mestre veio para servir, eu tenho de imitar o meu Mestre.
Qual a melhor maneira de servir? O Espírito Santo vai soprando no seu coração a forma de servir. Eu fico atento a isso. Eu vejo uma pessoa que se comunica por gestos e penso e: como é que essa pessoa descobriu esse gesto? Ela descobriu uma maneira de servir.
Quando minha esposa estava grávida de nossa primeira filha, a nossa igreja estava construindo um prédio. O que nós deveríamos fazer pela obra de Deus? O Senhor colocou no meu coração e, ao mesmo tempo falou ao coração dela. Pensei: como é que eu vou falar com ela o que foi que Deus colocou no meu coração? E eu disse assim: “Deus falou ao meu coração”. E ela respondeu assim: “Deus também me disse uma coisa”. E nós já sabíamos o que Deus tinha dito a nós dois. Nós tínhamos um carro. E Deus disse para nós darmos o carro, e nós demos o carro. Começamos a usar os ônibus para nos deslocarmos de casa, na Barra da Tijuca, para a igreja, que ficava no Méier. Pegávamos o ônibus e, às vezes, estava chovendo, e nós tínhamos de pagar um táxi.
Me lembro um dia em que estava chovendo. Ela, grávida, estava ao meu lado, e demos sinal para um táxi. Graças a Deus, parou um táxi, mas ao invés de abrir a porta, o motorista abriu a janela e perguntou: para onde vocês vão? “Nós vamos ali para Tijuca”, respondemos. E ele disse assim: “Não. Corrida pequena eu não pego”. E foi embora. Daqui a pouco, parou um senhor e disse assim: “o meu colega da frente não quis levar vocês, né? Disse que a corrida é pequena”. E ele continuou: “É que nem todos os motoristas de táxi entendem que, além de ser uma profissão, os motoristas prestam um serviço”. E eu pensei assim: “quantas vezes nós podemos facilitar a vida das pessoas mas a gente não facilita porque não é a nossa obrigação...”.
O motorista de táxi continou: “Esses motoristas que fazem isso não sabem o que estão fazendo. Eu pego uma corrida pequena do senhor, quando eu parar com o senhor na sua casa. Deus vai mandar uma corrida grande para mim. E ele, que não quis pegar a corrida pequena vai ficar aí rodando e perdendo gasolina, e não vai pegar ninguém. Porque Deus abençoa quem é solidário, quem abençoa”.

1- MODELO DE UNIDADE
Paulo diz: “tornando-se semelhante e reconhecido em figura humana, a sim mesmo se humilhou”. Empatia, abnegação, se humilhar. Sabe, você vai descer o degrau e vai servir, e vai ajudar alguém a subir o degrau com você. E Paulo ainda denota que, quanto mais grave é a escala descendente para o mundo, mais é ascendente para Deus. Ele assumiu a forma de servo obediente até a morte, e morte de cruz. Obediência é sacrifício vivo. Aqui está um modelo de servo.
Qual o modelo de unidade aqui? Eu, para construir a unidade da minha igreja, tenho de saber renunciar, servir, ter empatia pelo meu irmão, ser abnegado, saber obedecer.

2- OBEDIÊNCIA É TUDO

Nunca vi dificuldade em igreja batista para obedecer à liderança. E a Bíblia ensina isso. Precisamos entender que Deus usa, em determinados momentos, outras pessoas falhas como nós para serem líderes nossos. E nós, naquele momento, temos de obedecer. “Ah, não vou concordar, não”, você pode dizer. Você pode não concordar. Coloque na sua cabeça: servo é obediente.
Imagine este diálogo. Jesus, filho de Deus, dizendo: “Pai, tudo bem, eu vou morrer lá na cruz. Então, me leva logo para cruz. Por que tenho que passar por tudo isso? Para quê coroa de espinhos? Para quê a lança do lado? Para quê os açoites? Por que passar por tudo isso?”. Para obedecer. Obediente até a morte. Obedecer.

Para que haja unidade na igreja temos de obedecer. Entender que há pessoas que Deus coloca e unge para exercer liderança, e o meu papel é cooperar com ele, com ela, em obediência. E Deus faz isso para treinar o nosso caráter, porque no relacionamento conjugal, na família, em qualquer meandro da sociedade, eu preciso saber respeitar a liderança, e obedecer à liderança. Obediente até a morte. Você vai ser dizimista até quando? Você vai adorar a Deus até quando? Vai falar de Jesus até quando? Vai testemunhar de Cristo Jesus, até quando? Até quando? Até à morte. Mas é muito tempo! Não é tempo, não. É intensidade. E esse “a” tem crase: até à morte. Até se for preciso morrer. Eu posso morrer, mas eu não vou desobedecer. Até à morte. Aí você abre o livro do Apocalipse e Jesus escreve para igreja dizendo assim: “seja fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida”. Até à morte e morte de cruz. Sacrifício. Eu quero construir a unidade da igreja e eu vou interiorizar a renúncia, a servidão, a empatia, a abnegação, a obediência, o sacrifício.
E eu vou viver nesse nível, e eu vou construir com isso a unidade da minha igreja. Pergunta para você: o que está faltando na sua vida para você ajudar na construção da unidade da sua igreja? Está faltando renúncia, servidão, empatia, sentir o que o outro sente, abnegação? Está faltando obediência, está faltando espírito sacrificial?

3- JESUS, O NOME QUE É SOBRE TODO O NOME
Aí, meus irmãos, a Bíblia diz que Deus também deu a Jesus um nome. Que nome é esse? O nome que é sobre todo o nome, “para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho que está no céu, na terra e debaixo da terra e toda a língua confesse que Jesus Cristo é Senhor para glória de Deus Pai”. Todo o joelho, no céu, na terra e debaixo da terra. Alguém ficou fora aqui? Ninguém ficou fora. Quem já morreu ficou fora? Quem está vivo está fora? Buda está fora? Maomé está fora? O Diabo está fora? Até Satanás vai dobrar o joelho. Até o Diabo vai dobrar e confessar que Jesus Cristo é o Senhor, o Filho de Deus. E o Diabo não suporta quando alguém confessa isso, que Jesus Cristo é o Senhor, o filho do Deus vivo. Ele não concorda. E vai chegar um dia em que o Diabo vai voltar na postura que ele tinha antes de se transformar em Diabo. Sabe qual é a postura? De joelhos.

O que Paulo está ensinando aos filipenses? Que Deus sabe abençoar, recompensar e vai saber glorificar a igreja que pagar o preço pela unidade, a sua igreja gloriosa.
Deus colocou no meu coração desafiar você a deixar de ser um lustrador de bancos, a deixar de ser um assistente de culto em sua igreja, a deixar de ser um componente de uma “panelinha” de sua igreja e a passar a ser um construtor da unidade da sua igreja. Só tem uma pessoa que pode fazer isso. É Deus. E a minha oração, é que você deixe Deus mudar você e a sua igreja. Você vai poder dizer: “Dos meus lábios, não vão sair palavras contra a unidade da minha igreja, e os meus ouvidos não vão ouvir nada contra a unidade da minha igreja. Eu não vou fazer parte de nenhum esquema de maledicência, fofoca, ‘disse me disse’. Eu vou ser um edificador da unidade da minha igreja, e eu quero que o Espírito Santo me batize com renúncia, servidão, empatia, abnegação, obediência e sacrifício, e eu não vou esperar recompensa aqui na terra, porque me basta a recompensa que me aguarda no céu”.

LEITURA DIÁRIA:
SEGUNDA-FEIRA – Tiago 5.19,20
TERÇA-FEIRA – Salmo 66.20
QUARTA-FEIRA – Lucas 7.8
QUINTA-FEIRA – Atos 14.15
SEXTA-FEIRA – Hebreus 2.8
SÁBADO – 1Coríntios 15.27
DOMINGO - Tiago 5.17

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!