terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ACHANDO OS PERDIDOS NA FAMÍLIA


A família é o maior tesouro que temos em nossa vida. É um tesouro porque a família foi projeta por Deus. Ele mesmo planejou a família. É na família que podemos compartilhar as nossas frustrações e também as nossas conquistas. A família foi dada por Deus para que nela pudéssemos compartilhar nossos anseios e sonhos. A família faz parte de nossa formação psicoemocional e de nosso caráter. A família é a base de tudo. Já se dizia que ela é a célula mater da sociedade. Portanto sabedores que somos desse valor não podemos negligenciar nosso compromissos em ganhar os perdidos dentro de nossa casa, os que fazem parte de nossa família. Enfatizar a evangelização “dos nossos”, que coisa boa será. Desejar, querer e trabalhar para alcançar os perdidos em nossa família precisa ser algo grandemente exaltado. Precisamos dessa oportunidade para refletir e investir tempo e recursos espirituais para buscarmos os perdidos. O que fazer? E como fazer? É o que queremos compartilhar nesta lição.
Quando o Dr. W. Arn estudou os novos convertidos dos Estados Unidos, ele descobriu que 70 a 80% deles tornaram-se membros de igrejas porque foram convidados por parentes. (Revista Atos - abril-junho/2002)

1. SE PERDER UMA (v. 8)
O texto fala de uma perda. Possivelmente um descuido causou a perda da moeda. Alguns comentaristas afirmam que o conjunto de dez dracmas formava um colar que simbolizava o compromisso da mulher com seu cônjuge. As dez dracmas eram o símbolo visível de uma aliança invisível e eterna. Portanto, havia um valor sentimental, espiritual e familiar. Por isso, o texto discorre sobre a preocupação da mulher ao perder uma única dracma, mesmo ainda tendo outras nove.
Outro destaque é que a perda aconteceu dentro de casa. Ela poderia perdê-la na rua, na praça, no trabalho etc. Dizem alguns especialistas em comportamento humano que a perda é um fator que leva pessoas a ficarem estáticas, paralisadas, inertes, quase que em estado de choque. Não saber o que fazer em situações de perda é muito ruim. O trauma da perda inibe e tira-nos todo o potencial de vida, de alegria e realização. Mas com aquela mulher foi diferente. A perda mexeu tanto com sua vida que ela não ficou parada nem ficou desesperada. A atitude daquela mulher diante do que estava perdido foi significativa. Houve sensibilidade diante da perda. Reconheceu que algo estava perdido. Precisamos entender e reconhecer que existem perdidos em nossa casa. Não pode haver lugar para estagnação diante dos perdidos. Não podemos fingir que tudo está muito bem se temos perdidos em nossa família. A dracma perdida não passou despercebida por aquela mulher. Perdi a dracma! Há perdidos! Reconhecer a falta pode ser o passo de partida. Acomodação quanto ao que está perdido, nunca! Jesus disse: “Eu vim buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19.10). Jesus disse: Eu vim para os enfermos e não para os sãos. "Eu vim para os pecadores e não para os justos" (Mateus 9.13).

2. ACENDE A CADEIA (v.8)
A candeia era uma espécie de iluminação para aquele tempo. As casas na Palestina eram escuras, quase sem janelas. A candeia, portanto, era útil, necessária e quase que imprescindível para a vida familiar. Sabemos perfeitamente o efeito da luz. Dissipa as trevas, faz com as coisas obscuras e impossíveis de serem encontradas se tornem então visíveis. A luz faria com que cada parte da casa fosse buscada para encontrar a moeda que foi perdida. As nossas famílias precisam brilhar com o brilho de Cristo. Isto envolve ética, relacionamento, postura etc. Jesus declarou: Eu sou a luz do mundo... (João 8.12). Nós não temos luz própria, mas temos a luz de Jesus para que possamos resplandecer (Mateus 5.16). Famílias que brilham, que resplandecem hão de encontrar a dracma perdida. Os familiares e suas vidas sem Cristo não poderão permanecer sem serem achados.

3. VARRE A CASA (v.8)
O texto diz: “Varre a casa”. Não encontraria a moeda no meio de lixo. Possivelmente, conforme é feito em nossas casas, uma grande faxina foi feita.
Você já percebeu que mesmo havendo a limpeza diária, rotineira em nossa casa, quando chega o dia da faxina, sai muita coisa? Até parece que a casa não é varrida sempre. Na faxina encontramos muitas coisas perdidas. Mas a faxina exige esforço, mover os móveis, abaixar, levantar, enfim é dia de grande esforço.
Quem sabe está faltando mais esforço para encontrar o tesouro em nossa casa. Quem sabe está faltando mais empenho para ganharmos os perdidos em nossa família. Quem sabe está precisando fazer uma varredura espiritual em nossas vidas. Quem sabe está faltando varrer e tirar o ressentimento, hostilidade, mágoa e tantos outros sentimentos destrutivos em nossas vidas. Quem sabe é o momento de se promover a reconciliação e praticar o perdão. Isso exige esforço, interesse e trabalho.

4. BUSCA COM DILIGÊNCIA (v. 8)
Buscar com diligência nos dá a ideia de zelo, cuidado, esmero. É preciso que haja perseverança incansável. Ela só parou quando encontrou a moeda.
Há gente que diz: “pastor, não tem mais jeito para meu marido, meu filho...” Já fiz tudo. Será? E mesmo que tenha feito tudo é tempo de continuar fazendo esse tudo e algo mais. Não pare. Persevere. Coloque como foco buscar os perdidos em sua casa. Não desanime jamais. Não importa se isso vai levar uns anos ou décadas. O resultado final, que é a salvação, vale muito mais, incomparavelmente com qualquer investimento de tempo e paciência.
Uma alma vale quanto? Vale mais do que o mundo inteiro. Vale a pena investir toda a nossa vida para vermos esposos e esposas, filhos e netos salvos por Jesus. Não diga nunca “esse não tem jeito”. Às vezes caímos nesse erro e armadilha de Satanás. Não podemos dar margem para isso, é preciso cultivar a fé. Você crê na conversão de seu filho, de seu esposo, de alguém de sua casa, verdadeiramente? Se há dificuldade para crer, comece a orar e pedir: “Senhor! ajuda a minha incredulidade” (Marcos 9.24). Meu irmão, se você crer, verá a glória de Deus. Não esqueça jamais que para Deus nada é impossível.
Empenhe-se, lute e comece a travar uma batalha em busca dos perdidos. É realmente uma batalha. Saia da mesmice. Jogue por terra o conformismo e a ideia de que já fez tudo. Nunca fazemos tudo, não é verdade? Pode ter havido esforço, dedicação, empenho etc., mas sempre haverá algo mais para ser feito. Comece a rogar dia e noite. Comece a se empenhar mais ainda. Priorize isso em sua vida, meu irmão, minha irmã. Coloque isso como meta.

5. RESULTADO DA BUSCA (vv. 9,10)
“Achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: alegrai-vos comigo, porque já achei a minha dracmas perdida”. Todo esforço, empenho e boa aplicabilidade de recursos e métodos para encontrar a moeda foram recompensados. A maior expectativa, empenho e desejo de comemoração deve ocorrer ao encontrar os nossos perdidos. Nenhuma festa em nossa casa terá valor permanente e alegria real e genuína se não for a festa por encontrar os perdidos em nossa casa. Precisamos celebrar e nos alegrar quando isso acontece. A Bíblia diz que “há festa e alegria diante dos anjos de Deus, por um pecador que se arrepende” (v.10). Encontrar o perdido em casa traz resultados maravilhosos e especiais. Há celebração, alegria testemunho diante dos conhecidos. Há festa no céu. O salmista falando sobre o resultado da semeadura no Salmo 126.6 afirma: “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos”.

PARA PENSAR E AGIR
Ver, enxergar e reconhecer que há perdidos é fundamental no exercício da salvação deles. Veja os de sua casa que ainda não são crentes como perdidos. Isso irá incomodar você bastante.
Todo esforço precisa ser feito para alcançar os de nossa família para Jesus. Sugiro que você apresente os nomes de seus familiares para as reuniões de oração de sua igreja. Nada se alcança se não houver intercessão. Faça isso não de maneira formal, mas faça com o coração, com desejo ardente.
Faça de sua vida uma nova caminhada em busca de seus familiares perdidos. Não pare nunca.
Vamos buscar os perdidos! Façamos de nossas casas um céu!

LEITURAS DIÁRIAS

segunda... Lucas 15.8-10
terça... Mateus 5.16
quarta... Salmo 126.6
quinta... Salmo 127
sexta... Marcos 9.24
sábado... João 8.12
domingo... Josué 24.15

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!