segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CRISTO DEU EXEMPLO DE UNIDADE

Texto Bíblico: Filipenses 2.1-5


Cristo deu o exemplo de unidade. O verbo se fez carne e habitou entre nós. Por que habitou entre nós? Por que Deus não mandou Jesus direto para o Calvário? Ele ficava lá tomando suco de laranja, no céu, tranquilo e na hora certinha Deus mandava, e ele vinha direto para o Calvário, na hora certinha, e o mundo estava salvo. Se Jesus viesse direto para o Calvário não faria diferença para você. Porque o sangue seria derramado. Ele seria entregue em sacrifício vivo, estaria morto e estaríamos todos salvos. Mas ele nasceu da virgem e cresceu como uma criança. O verbo habitou entre nós. Sabe para quê? Para que a experiência dele, andando com a gente, nos convencesse de que O PROJETO DE DEUS É QUE ANDEMOS JUNTOS. A experiência de Cristo, o exemplo do amor de Cristo, enquanto Ele andava, Paulo vai dizer assim: “consolação de amor”. E enquanto ele andava, ele curava. Enquanto ele andava, libertava pessoas endemoninhadas porque É IMPOSSIVEL CAMINHAR JUNTO SEM AMAR. É A CAMINHADA QUE NOS FAZ AMAR. Tem gente que pensa assim: “Eu só posso caminhar se eu amo. Acha que é o amor que faz você caminhar junto, mas é a caminhada que nos faz amar um ao outro. Sabe por quê? Porque quem caminha junto conhece e ninguém pode amar quem não conhece. Sabe disso? Você pode admirar quem você não conhece. Você pode achar legal quem não conhece, mas amar você só pode amar quem você conhece.

1- FAZENDO ALIANÇAS DE AMOR

É quando você caminha junto que você conhece. Isso é muito interessante quando a gente pensa no casamento. Sabe por quê? O camarada namora, e o namoro é tranquilo. O namoro é beleza, o namoro é só coisa boa. Por exemplo: dificilmente o namorado vê a namorada despenteada. E a namorada não vê a unha encravada do namorado. O pé do namorado dentro do tênis, que está sempre brilhante, mas lá dentro do tênis está úmido e com unha encravada. Mas isso ela não vê. E a namorada passa um negócio no cabelo que congela o cabelo, são os artifícios. A namorada coloca o cabelo do jeito que ela quer e coloca esse negócio no cabelo. Pronto! Congelou. Só não pode chover, se chover complicou. Namoro é tranquilo. Aí namora, gosta um do outro, fica gostando muito, aí noiva. Noivou e pensa que tem que comprar uma aliança, mas tem é que fazer uma aliança. Comprar aliança é beleza. O problema não é comprar a aliança, o problema é a aliança que você fez. Aí ficou noivo. Aí marca o dia do casamento, às vezes com um ano de antecedência. Tem gente que às vezes marca com cinco anos de antecedência. (Conheci uma pessoa que namorou oito anos e noivou quatro anos. Ainda bem que conseguiu se casar. Já pensou se não se casasse?) Aí se casou, tirou o tênis. O que é que a mulher viu? A unha encravada. Casou-se, na primeira chuvinha o penteado cai. Aí ele vê o spray e diz: “Bendito seja o Senhor por esse spray”. Aí é que ele vai conhecer. Amadurecer os sentimentos, chamado amor. Você vai conhecer as manias. Ele vai poder comer de boca aberta, quando era namorado ele se esforçava e comia com a boca fechada. Aí, casado, ele vai poder comer com a boca aberta. Aí você vai ter que conviver com aquele camarada. A pessoa na hora de escovar os dentes ao invés de apertar a pasta de dente no finalzinho espreme com força, e você tem que limpar a pia toda, parece até que a pia vai escovar os dentes também. Depois de 22 anos de casado eu poderia fazer uma lista enorme de coisas que a minha esposa viu de mim, depois que ela se casou comigo. Por difícil que seja a coisa que você conhece da pessoa com quem você caminha junto, é a verdade da vida dela que você começa a amar, descobrir que você ama mesmo a pessoa. Aí você ama mesmo, se estiver careca você ama, você vai desencravar a unha dele se for preciso, e você vai porque você ama. Porque a caminhada aconteceu. Então JESUS CAMINHAVA E AMAVA. E tinha uma criancinha e amava. E tinha uma mulher com problemas e Ele amava. E como é que Ele amava gente? Quantas poesias de amor os evangélicos têm registradas que Jesus fez e declamou para as pessoas? Quantas? Nenhuma. Amar não é fazer poesia. Poesia é moleza. AMAR É AGIR EM SACRIFÍCIO DA PESSOA. A pessoa estava doente e Jesus curava. Estava atormentada por um espírito maligno e como é que Jesus amava? Libertava. PARA QUÊ, ELE FEZ ISSO? PARA NOS DAR O EXEMPLO DE QUE NA IGREJA DELE NÓS DEVEMOS ANDAR JUNTOS E TEMOS DE NOS AJUDAR OBJETIVAMENTE NA PRÁTICA E NÃO NA TEORIA.

2- VIVENDO A ALEGRIA DA COMUNHÃO

O que é que seu irmão precisa? É também encorajamento do Corpo de Cristo. Olha que coisa interessante que Paulo diz aqui. Se há alguma comunhão do Espírito. E agora nós estamos em comunhão. A igreja está em comunhão e isso nos revigora. Já pensou se tem uma fogueira e a gente tira uma brasa vermelhinha da fogueira o que é que vai acontecer com ela? Vai apagar, mas enquanto ela estiver na fogueira ela gasta todinha, mas não apaga. É assim também na igreja. Ah, eu sou crente, vai apagar, porque se tirar da fogueira vai apagar, pode enganar quem você quiser, até você mesmo, mas vai parar de orar. Sua oração vai ser igual que nem comprimido, analgésico, remédio que basta três vezes ao dia nas refeições. É assim que você vai começar a orar. Vai parar de ler a Bíblia. Vai ler a Bíblia sabe quando? No Natal. Vai ser assim. Devagar vai esfriando, esfriando. Aquele que já saiu da igreja e voltou é testemunha que esfria.
Ah, não. Eu não preciso de igreja, eu sou crente. Igreja coloca uma coisa dentro da sua cabeça. Igreja não é invenção de homens, igreja nasceu no coração de Jesus Cristo. Ele disse assim: “Eu vou edificar a minha igreja”. A primeira vez que a palavra “igreja” ocorre na Bíblia quem pronunciou foi Jesus Cristo. Ele disse: A minha igreja eu vou edificar. Então, eu tenho que estar ali junto porque na comunhão com os irmãos há o fortalecimento do fogo, o revigoramento. Eu vou manter a chama acesa. Comunhão do Espírito. Entrei meio triste, macambúzio, meio devagar; aí eu começo a ver a igreja adorando, aí vem um e me dá um abraço, e outra pessoa chega e diz “que bom que você está aqui”, e aquilo vai entrando na minha vida e daqui a pouco eu estou cantando também, e batendo palma também, e daqui a pouco o Espírito Santo já mudou a minha vida, porque eu estou no meio do povo de Deus.
Eu estava em um congresso em São Paulo e o Asaph Borba estava ministrando o louvor com os homens e ele só assobiava, e ele ficou uns bons minutos só assobiando aquela canção. E o Espírito Santo enchendo o ambiente, e nós estávamos orando enquanto ele assobiava. E ele cantava uma canção que dizia assim:
Sim. Eu quero estar entre aqueles que te amam, entre aqueles que entregam tudo em suas mãos. Eles não são perfeitos, eles não são o suprassumo da santidade, mas eles te amam, e eles entregam tudo em tuas mãos. É junto deles que eu quero estar, é lá que eu quero estar.
Ah, mas tem gente que faz coisa errada na igreja”. Mas é lá que eu quero estar. Mas tem gente que é hipócrita, na igreja. Mas é lá que eu quero estar. Eu quero estar no meio daquelas pessoas e confessar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Com aquelas pessoas que estão tomando corpo comigo, não são perfeitas, mas estão em processo de aperfeiçoamento e eu vou ajudá-las a crescer. “Ah, pastor, tem gente na sua igreja... Sei não, viu pastor. Tem gente com um língua, que eu não sei não, viu?” Seu irmão não está pronto, não. Deus o está fazendo ainda. Você não está pronto!
“Porque aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoara até o dia de Cristo.” (Filipenses 1.6)

LEITURA DIÁRIA
SEGUNDA-FEIRA – 1Pedro 1.1-5
TERÇA-FEIRA – 1Pedro 1.6-10
QUARTA-FEIRA – Colossenses 1.15-23
QUINTA-FEIRA – João 3.1-21
SEXTA-FEIRA – Salmo 51
SÁBADO – Salmo 32
DOMINGO – Salmo 133

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!