terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PRÉ-REQUISITOS PARA A UNIDADE: ANDAR EM AMOR E HARMONIA

Texto Bíblico: Filipenses 2.1-18


“Eu, com 40 anos de idade, não estou pronto?” Não, não está pronto. “Meu pai com 60 anos de idade não está pronto?” Não, não está pronto. “Ah, meu avô está pronto, tem 80 anos de idade, está pronto?” Não, não está pronto. “Mas tem 80 anos de igreja, pastor.” Não está pronto. “Mas ele já leu a Bíblia 200 vezes.” Não está pronto. “Mas ele sabe cantar todos os hinos do Cantor Cristão.” Não está pronto. Sabe por que ele não está pronto? Por causa de uma palavra na Bíblia: “por que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoara até o dia de Cristo” (Filipenses 1.6).

Está cobrando perfeição do outro? Ele não está pronto, não. Está exigindo do outro? Mas você também não está pronto, não. Nós não estamos prontos. Nós estamos nos aprontando para receber Jesus. A igreja está se aprontando para receber Jesus, desenvolvendo as razões da unidade, a experiência da vida de Cristo, o exemplo de amor, o encorajamento do Corpo, a expressão de compaixão de Cristo. Paulo usa uma expressão muito profunda. Ele fala com propriedade de “entranhados afetos e misericórdia”. Sabe, quando você começa a experimentar que Jesus Cristo mete a mão na sua ferida, Ele suja a mão por você, Ele vai aonde você está porque há um sentimento profundo na alma dele: é a compaixão.
A Bíblia diz que Jesus foi “movido de muita compaixão”. E Ele vai lá e ajuda a pessoa. Há relatos de milícias cristãs em Calcutá, quando a Aids estava se alastrando naquele lugar e vários outros tipos de enfermidades, em condições paupérrimas. Um grupo de jovens foi até Calcutá para fazer obras de misericórdia. Havia um americano com câmera fotográfica. Ele olhou e ouviu um som muito poderoso. E ele estava de olho em tudo e viu uma jovem cristã curando a ferida de um leproso. Ele aproximou o zoom da máquina para ver a ferida da perna daquele leproso. Quando aquela ferida cresceu diante dos olhos dele, ele tomou um susto e a máquina caiu no chão. Aquela carne estava já como em estado de putrefação. Aquela ferida estava feia e aquela jovem estava limpando-a. Aquele homem ficou observando aquela jovem. Quando ela acabou, ele a chamou e disse: “Olha, nem por um bilhão de dólares eu colocaria a minha mão naquela ferida desse homem”. E a jovem disse: “Por um milhão de dólares, eu também não faria isso, mas o amor de Cristo me constrange. Não é para ganhar dinheiro. Não é para ganhar recompensa. É por causa de algo que está arraigado na minha alma e que foi plantado pelo Espírito Santo e que não vai me impedir de colocar a minha mão nessa ferida. Se eu limpar essa ferida e isso trouxer alivio para o meu irmão, vou colocar a minha mão ali por causa de Cristo Jesus.”

1- PRIMEIRO REQUISITO PARA A UNIDADE: ANDAR EM AMOR

Meu irmão, a igreja tem que andar em unidade. Não é por causa dos bons membros que a igreja tem. Não é por causa da beleza física que os membros têm. Não é por causa da santidade extraterrestre que os membros têm. Não é por causa do valor moral dos membros. A igreja precisa viver em unidade por causa do exemplo de Jesus Cristo. O verbo se fez carne e habitou entre nós. Ele curou, libertou e colocou a mão dele sobre nós. Ele abençoou, e orou, ressuscitou, e exortou, e consolou, ele ensinou, e ele amou, ele orientou porque quem ama faz. Quem ama não só fala. Quem ama, realiza.
Amar com palavras, amar com declarações, amar só com bilhetinhos. Cuidado com bilhetinhos. Há um livro Mil e Quinhentos Bilhetinhos de Amor. Você pega uma página, escolhe e coloca lá o bilhetinho. E vem o CD junto, aí é só copiar e colar. Ninguém mais aguenta declarações de amor vazias de atitude. Ninguém mais aguenta isso, nem na igreja, nem fora da igreja. Temos de mostrar. Há a história de um rapaz que mandou um bilhete para a namorada, dizendo assim: “Você é o perfume da minha flor. Você é a estrela da minha noite. Você é a luz do meu dia. Você é a razão da minha existência, sem você a minha vida não tem sentido. E logo mais à noite, se não chover, eu vou à sua casa”.
Tem que questionar esse namoro, não tem? Só palavras, só papo. Quais são os requerimentos? Razão é o exemplo de Cristo. Sua experiência, seu amor, suas obras de amor, sua comunhão, sua compaixão no Corpo de Cristo espalhado, aquecido, razão. Quais são os requisitos?

2- SEGUNDO REQUISITO PARA A UNIDADE: HARMONIA
Nada façais por partidarismo ou vanglória. “Ah, na minha igreja não tem partido, não.” Tem. Só que não é com esse nome. O que é um partido? Sabe o que é um partido? É um grupo de pessoas unidas com a mesma ideologia, pelos mesmos princípios e pelos mesmos propósitos. É a “panelinha” dentro da igreja. Conhece panelinha? A minha turminha que comunga dos mesmos ideais que eu. Não importa a qualidade disso, e quem manda nas coisas. É tão forte isso na igreja, às vezes, que a pessoa já chega à igreja perguntando, onde está o resto da panelinha. Aí vai para o retiro e a mãe quer saber se as outras pessoas da panelinha vão para o retiro. “Eu só vou se a ‘panelinha’ for.” “Ah, vai contribuir para missões? Se o pessoal da ‘panelinha’ contribuir eu contribuo”. Tudo depende do pessoal da panelinha. O apóstolo Paulo diz: “nada façais por partidarismo”.
Para que exista harmonia não pode haver panelinha dentro da igreja. “Ah, mas há pessoas na igreja com as quais nós temos mais afinidades.” Isso é verdade. Você pode ter mais afinidades com algumas pessoas da igreja do que com outras, isso é normal. O que é pecaminoso é formar facções na igreja, é formar “panelinhas”.
Isso faz tanto mal para a minha alma, eu tenho tanta resistência a isso que entendo que Deus me chamou para o ministério, e uma das missões que Ele me deu foi acabar com todas as panelinhas que eu vir na minha frente. Sou radicalmente contra. Temos que ter relacionamentos. Às vezes, nos identificamos, por motivos naturais, mais com uma pessoa do que com outras, mas nunca vamos formar grupinhos aqui. Deus pode falar com o seu coração que você vai porque Deus chamou você para ir. E sabe o que você vai fazer? Vai pedir orações pelos irmãos. Ore por mim para terminar esse trabalho. Não depende dele, não. Não só vou fazer se ele for fazer, não. Eu só vou estar nessa se ele estiver nessa também. Eu não vou fazer parte de nenhuma panelinha. Eu não vou dirigir a minha vida por causa de outras pessoas.
Acontecem coisas absurdas. Fulano saiu da igreja. Por que saiu da igreja? Saiu da igreja porque beltrano saiu também. Foi para um centro de macumba? Tomara que não tenha ido, se não você teria ido também. Quem é que influencia você nas suas decisões? É a panelinha? Será que é a panelinha que está mandando você agir como você está agindo e, assim, se omitindo na obra? Não usando seus dons, seus talentos, querendo ver a obra ir de mal a pior?
Isso aconteceu no banheiro. Entraram umas pessoas lá e começaram a conversar. “Isso não vai dar certo, não. Vão se dar mal. Essa instrução não vai dar certo, não. Vão quebrar a cara!” Na porta do banheiro está escrito assim: Excursão Missionária. “Vão quebrar a cara, não vai dar certo, não. Vai naufragar”. E, eu, também lá no banheiro, disse assim: “Vai dar certo, sim. Em nome de Jesus vai dar certo, sim. Se for para Deus vai dar certo, sim. Você não sabe dos projetos que nasceram do coração de Deus, você nunca sonhou com eles, e você sabe que eles vão dar certo, se Deus estiver nessa história, sim”.
Tem gente que acha que só vai dar certo aquilo que eles querem que dê certo. É o chamado: “belisco da igreja.” Só vai dar certo se... Não foi você que sonhou com isso, não foi você que pensou nisso, foi ideia de outro irmão e vai dar certo. Você vai ser cooperador, você não vai ser o líder, você não vai ser o motivador. Você vai ser o ajudador. Você vai contribuir, orar. E vai dar certo porque você vai cooperar e vai ser bênção. Tem gente que só coopera se for ela que tiver tido a ideia, só coopera se for participar diretamente. Tem de haver a harmonia.
Não importa quem teve a ideia, não importa quem sonhou com isso, o importante é se Deus aprovou. Se Deus aprovou, eu estou nessa. E eu estou dentro para o que for preciso fazer. Por isso que lá fora uma pessoa é deputado, senador, engenheiro, médico e, na igreja, varre o chão, é introdutor, entrega folhetos. Sabe por quê? Porque é dentro da igreja, e dentro da igreja ele é servo. Está a serviço do rei Jesus. Não tem indignidade nenhuma se eu ajudar a arrumar a cadeira, colocar no lugar certo. Mas, lá no escritório, eu não faço isso. Não tem indignidade nenhuma com as tarefas mais humildes, mais simples, porque é para Deus.

LEITURA DIÁRIA:
SEGUNDA-FEIRA – Atos 14.21
TERÇA-FEIRA – Atos 8.25
QUARTA-FEIRA – Romanos 10.15
QUINTA-FEIRA – Romanos 1.16
SEXTA-FEIRA – Romanos 2.16
SÁBADO – Romanos 16.25
DOMINGO – 1Tessalonicenses 1.3

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CRISTO DEU EXEMPLO DE UNIDADE

Texto Bíblico: Filipenses 2.1-5


Cristo deu o exemplo de unidade. O verbo se fez carne e habitou entre nós. Por que habitou entre nós? Por que Deus não mandou Jesus direto para o Calvário? Ele ficava lá tomando suco de laranja, no céu, tranquilo e na hora certinha Deus mandava, e ele vinha direto para o Calvário, na hora certinha, e o mundo estava salvo. Se Jesus viesse direto para o Calvário não faria diferença para você. Porque o sangue seria derramado. Ele seria entregue em sacrifício vivo, estaria morto e estaríamos todos salvos. Mas ele nasceu da virgem e cresceu como uma criança. O verbo habitou entre nós. Sabe para quê? Para que a experiência dele, andando com a gente, nos convencesse de que O PROJETO DE DEUS É QUE ANDEMOS JUNTOS. A experiência de Cristo, o exemplo do amor de Cristo, enquanto Ele andava, Paulo vai dizer assim: “consolação de amor”. E enquanto ele andava, ele curava. Enquanto ele andava, libertava pessoas endemoninhadas porque É IMPOSSIVEL CAMINHAR JUNTO SEM AMAR. É A CAMINHADA QUE NOS FAZ AMAR. Tem gente que pensa assim: “Eu só posso caminhar se eu amo. Acha que é o amor que faz você caminhar junto, mas é a caminhada que nos faz amar um ao outro. Sabe por quê? Porque quem caminha junto conhece e ninguém pode amar quem não conhece. Sabe disso? Você pode admirar quem você não conhece. Você pode achar legal quem não conhece, mas amar você só pode amar quem você conhece.

1- FAZENDO ALIANÇAS DE AMOR

É quando você caminha junto que você conhece. Isso é muito interessante quando a gente pensa no casamento. Sabe por quê? O camarada namora, e o namoro é tranquilo. O namoro é beleza, o namoro é só coisa boa. Por exemplo: dificilmente o namorado vê a namorada despenteada. E a namorada não vê a unha encravada do namorado. O pé do namorado dentro do tênis, que está sempre brilhante, mas lá dentro do tênis está úmido e com unha encravada. Mas isso ela não vê. E a namorada passa um negócio no cabelo que congela o cabelo, são os artifícios. A namorada coloca o cabelo do jeito que ela quer e coloca esse negócio no cabelo. Pronto! Congelou. Só não pode chover, se chover complicou. Namoro é tranquilo. Aí namora, gosta um do outro, fica gostando muito, aí noiva. Noivou e pensa que tem que comprar uma aliança, mas tem é que fazer uma aliança. Comprar aliança é beleza. O problema não é comprar a aliança, o problema é a aliança que você fez. Aí ficou noivo. Aí marca o dia do casamento, às vezes com um ano de antecedência. Tem gente que às vezes marca com cinco anos de antecedência. (Conheci uma pessoa que namorou oito anos e noivou quatro anos. Ainda bem que conseguiu se casar. Já pensou se não se casasse?) Aí se casou, tirou o tênis. O que é que a mulher viu? A unha encravada. Casou-se, na primeira chuvinha o penteado cai. Aí ele vê o spray e diz: “Bendito seja o Senhor por esse spray”. Aí é que ele vai conhecer. Amadurecer os sentimentos, chamado amor. Você vai conhecer as manias. Ele vai poder comer de boca aberta, quando era namorado ele se esforçava e comia com a boca fechada. Aí, casado, ele vai poder comer com a boca aberta. Aí você vai ter que conviver com aquele camarada. A pessoa na hora de escovar os dentes ao invés de apertar a pasta de dente no finalzinho espreme com força, e você tem que limpar a pia toda, parece até que a pia vai escovar os dentes também. Depois de 22 anos de casado eu poderia fazer uma lista enorme de coisas que a minha esposa viu de mim, depois que ela se casou comigo. Por difícil que seja a coisa que você conhece da pessoa com quem você caminha junto, é a verdade da vida dela que você começa a amar, descobrir que você ama mesmo a pessoa. Aí você ama mesmo, se estiver careca você ama, você vai desencravar a unha dele se for preciso, e você vai porque você ama. Porque a caminhada aconteceu. Então JESUS CAMINHAVA E AMAVA. E tinha uma criancinha e amava. E tinha uma mulher com problemas e Ele amava. E como é que Ele amava gente? Quantas poesias de amor os evangélicos têm registradas que Jesus fez e declamou para as pessoas? Quantas? Nenhuma. Amar não é fazer poesia. Poesia é moleza. AMAR É AGIR EM SACRIFÍCIO DA PESSOA. A pessoa estava doente e Jesus curava. Estava atormentada por um espírito maligno e como é que Jesus amava? Libertava. PARA QUÊ, ELE FEZ ISSO? PARA NOS DAR O EXEMPLO DE QUE NA IGREJA DELE NÓS DEVEMOS ANDAR JUNTOS E TEMOS DE NOS AJUDAR OBJETIVAMENTE NA PRÁTICA E NÃO NA TEORIA.

2- VIVENDO A ALEGRIA DA COMUNHÃO

O que é que seu irmão precisa? É também encorajamento do Corpo de Cristo. Olha que coisa interessante que Paulo diz aqui. Se há alguma comunhão do Espírito. E agora nós estamos em comunhão. A igreja está em comunhão e isso nos revigora. Já pensou se tem uma fogueira e a gente tira uma brasa vermelhinha da fogueira o que é que vai acontecer com ela? Vai apagar, mas enquanto ela estiver na fogueira ela gasta todinha, mas não apaga. É assim também na igreja. Ah, eu sou crente, vai apagar, porque se tirar da fogueira vai apagar, pode enganar quem você quiser, até você mesmo, mas vai parar de orar. Sua oração vai ser igual que nem comprimido, analgésico, remédio que basta três vezes ao dia nas refeições. É assim que você vai começar a orar. Vai parar de ler a Bíblia. Vai ler a Bíblia sabe quando? No Natal. Vai ser assim. Devagar vai esfriando, esfriando. Aquele que já saiu da igreja e voltou é testemunha que esfria.
Ah, não. Eu não preciso de igreja, eu sou crente. Igreja coloca uma coisa dentro da sua cabeça. Igreja não é invenção de homens, igreja nasceu no coração de Jesus Cristo. Ele disse assim: “Eu vou edificar a minha igreja”. A primeira vez que a palavra “igreja” ocorre na Bíblia quem pronunciou foi Jesus Cristo. Ele disse: A minha igreja eu vou edificar. Então, eu tenho que estar ali junto porque na comunhão com os irmãos há o fortalecimento do fogo, o revigoramento. Eu vou manter a chama acesa. Comunhão do Espírito. Entrei meio triste, macambúzio, meio devagar; aí eu começo a ver a igreja adorando, aí vem um e me dá um abraço, e outra pessoa chega e diz “que bom que você está aqui”, e aquilo vai entrando na minha vida e daqui a pouco eu estou cantando também, e batendo palma também, e daqui a pouco o Espírito Santo já mudou a minha vida, porque eu estou no meio do povo de Deus.
Eu estava em um congresso em São Paulo e o Asaph Borba estava ministrando o louvor com os homens e ele só assobiava, e ele ficou uns bons minutos só assobiando aquela canção. E o Espírito Santo enchendo o ambiente, e nós estávamos orando enquanto ele assobiava. E ele cantava uma canção que dizia assim:
Sim. Eu quero estar entre aqueles que te amam, entre aqueles que entregam tudo em suas mãos. Eles não são perfeitos, eles não são o suprassumo da santidade, mas eles te amam, e eles entregam tudo em tuas mãos. É junto deles que eu quero estar, é lá que eu quero estar.
Ah, mas tem gente que faz coisa errada na igreja”. Mas é lá que eu quero estar. Mas tem gente que é hipócrita, na igreja. Mas é lá que eu quero estar. Eu quero estar no meio daquelas pessoas e confessar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Com aquelas pessoas que estão tomando corpo comigo, não são perfeitas, mas estão em processo de aperfeiçoamento e eu vou ajudá-las a crescer. “Ah, pastor, tem gente na sua igreja... Sei não, viu pastor. Tem gente com um língua, que eu não sei não, viu?” Seu irmão não está pronto, não. Deus o está fazendo ainda. Você não está pronto!
“Porque aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoara até o dia de Cristo.” (Filipenses 1.6)

LEITURA DIÁRIA
SEGUNDA-FEIRA – 1Pedro 1.1-5
TERÇA-FEIRA – 1Pedro 1.6-10
QUARTA-FEIRA – Colossenses 1.15-23
QUINTA-FEIRA – João 3.1-21
SEXTA-FEIRA – Salmo 51
SÁBADO – Salmo 32
DOMINGO – Salmo 133

ALEGRIA DA UNIDADE

Filipenses 2.1-7

Perceba que a estrada da vida cristã para produzir alegria na nossa experiência é pavimentada de adversidade e de integridade. Quando entregamos e oferecemos nossa adversidade no altar de Deus, quando impedimos que coisas que maculam a nossa integridade prospere, então experimentamos alegria, alegria verdadeira. Esta estrada é pavimentada pelos problemas, pelas dificuldades, e qualquer pessoa que desejar afirmar que não tem nenhum problema está vivendo em erros, está mentindo. Os problemas fazem parte da nossa vida. A própria Palavra nos ensina isso, embora com o cuidado de nos advertir que as adversidades deste tempo não podem ser comparadas com a glória que a nós será revelada. As dificuldades existem neste tempo. Essa estrada precisa ser trilhada com integridade, e isso tem muito a ver com a nossa vida, com as escolhas que fazemos a cada momento de nossa peregrinação.
No estudo passado contemplamos o apóstolo Paulo incentivando os irmãos da igreja de Filipos a lutarem em união. Lutarem juntos pela causa do evangelho. A igreja não é reunião. A igreja de hoje é a igreja da união, sem ser a igreja da unidade, porque é possível ter união sem ter unidade, o que não é possível é ter unidade sem ter união. Eu preciso da união na construção da unidade, mas só a união não significa unidade. União tem a ver com reunião, com soma. Unidade tem a ver com mistura, tem a ver com doação, tem a ver com integração, tem a ver com um se enfiando na vida do outro a ponto de serem um e passarem a construir uma nova unidade. É muito mais do que reunião. É muito mais do que programação. Unidade é mais do que agenda. É mais do que ajuntamento. É muito mais do que o que acontece no culto, porque às vezes a gente tem um grupo com muita gente unida, mas com pessoas que não têm nada a ver umas com as outras. O irmão senta ao seu lado na igreja, canta as mesmas músicas, ouve as mesmas mensagens, mas não escuta você falando nada de como está a sua vida, o seu coração, como está a sua família. Quantas pessoas já sentaram ao seu lado, amarguradas, ressentidas, cheias de dor na alma, com problemas no coração, e nem os seus olhos fitaram essas pessoas, ela nem percebeu que você estava notando a presença dela. Havia união, havia reunião, havia ajuntamento, mas a unidade estava a milhas e milhas de quilômetros distantes. O Senhor Jesus, em João, no capítulo 17, pediu a Deus que a igreja dele fosse uma igreja que se apresentasse diante do mundo em unidade. Ele disse: Pai, que sejam um, como nós somos um. Ele estava dizendo: Senhor, assim como há unidade entre nós, entre o Senhor e mim. Assim como na divindade, na apresentação de Deus para humanidade, há uma unidade. Que a igreja seja vista com uma unidade. Que entre nós haja a mesma unidade.
Uma das perguntas que quem não é crente faz: Por que tem tanta igreja diferente, tantas denominações? Parece que a igreja de Jesus Cristo está se apresentando para a sociedade fragmentada, dividida, subdividida. E nós temos de gastar muito argumento para explicar por que tem tanta igreja. Sabe por quê? Porque não tem explicação lógica. Jesus não orou para isso. Ele orou por uma igreja. Ele orou por unidade. Mas onde está o homem, onde está o ser humano nascem as dificuldades na construção da unidade. Há um psicólogo que diz que a unidade é difícil até na pessoa sozinha com ela mesma.

1- RELACIONANDO-SE COM SI MESMO

Há pessoas que não se dão bem com elas próprias. Ela levanta cedo e diz: Não estou gostando de mim hoje. Tem gente que veste todas as roupas do armário e não se gosta, mas foi ela mesma quem comprou todas, e colocou todas no armário, e quando comprou pagou um dinheiro por elas, porque gostava da roupa, mas depois nada combina. Na hora de provar a roupa troca diversas vezes porque nenhuma roupa combina. Nada presta. Na verdade a roupa leva a culpa, mas a pessoa é que não está gostando de si mesma. Não estou gostando desse cabelo, mas você nasceu com ele, não tem jeito, não. Não estou gostando da minha sobrancelha. Conheci uma pessoa que não gostava do nariz, que era comprido, e era comprido mesmo, era difícil consolar. Um tem nariz curto, outro tem nariz comprido, mas Deus nos ama do jeitinho que somos.
Como está o seu relacionamento com você mesmo? Sabe por quê? Porque se você não gostar de você, vai ser difícil se relacionar com as outras pessoas. Se você não aceitar você como obra-prima de Deus, porque você é o original de Deus, não tem ninguém igual a você no mundo. Você é joia preciosa, joia rara. Você está lá num padrão elevado. Deus não tem duplicata. Deus não nos dá para ninguém e nem troca porque ele não tem cópia, só têm originais. Você é um original de Deus. E você precisa se aceitar como um original, uma obra de Deus.

2- TRABALHANDO NA CONSTRUÇÃO DA UNIDADE

Paulo estava escrevendo para os filipenses e estava havendo um problema de unidade, estava havendo dificuldades. Era uma igreja muito boa, muito amável. Uma igreja com visão missionária, mas era uma igreja que estava tendo problemas dentro dela com relação à construção da unidade. E o apóstolo Paulo vai escrever de uma maneira profundamente íntima para essa igreja falando sobre unidade.
1º) Ele apresenta as razões pelas quais devemos viver em unidade. A igreja deve viver em unidade.
2º) Depois ele apresenta os requerimentos para que haja a unidade. E depois que ele mostra as razões e demonstra os requerimentos, ele nos apresenta Jesus Cristo como modelo de unidade.

3- POR QUE DEVEMOS VIVER EM UNIDADE

Razões para que haja unidade. Qual a razão para a unidade? Para quê, e por quê a unidade? O que justifica a unidade? Em Filipenses 2.1, há um condicionante “se”, ele vai fazer algumas afirmações muito sérias. Primeiro: se há alguma exortação em Cristo, se há alguma consolação de amor, se há alguma exortação de amor em Cristo, a pessoa de Jesus Cristo, a experiência da vida de Cristo, e o modo como Cristo se manifesta na nossa vida para termos unidade. Interessante é que ele usa a palavra “consolação”, paraclases ou paracletos, no grego, é aquele que caminha do lado. Se Cristo que é Cristo caminha do nosso lado pela pessoa do consolador; se Cristo pisou neste chão e andou no nosso lado; se Cristo andou com os discípulos, se Cristo andou ao lado deles, desenhou a vida deles ao seu lado, então o exemplo, essa experiência andando com a gente deve justificar a nossa unidade. Eu preciso andar com meu irmão e não andar sozinho. Quem anda sozinho pode se machucar e não ter ninguém perto para fazer um curativo. Quem anda sozinho pode se perder e não ter com quem conversar para reencontrar o caminho. Quem anda sozinho pode morrer, pode perder a vida pela falta de alguém que mostre o perigo. Não sei se você já passou um susto na vida que a presença de alguém fez toda a diferença.
Uma vez eu sofri um acidente muito grave e o médico disse: agora você vai ter de caminhar. E eu morava perto da praia, e ficava no caminho da praia. E eu tinha de caminhar uma hora todo dia. E ele disse: “Pegue o seu walkman, e pegue uma fita e você vai caminhar, uma fita de 30 minutos, e quando a fita acabar você volta”. Daí eu pegava esse walkman e andava e a fita que nunca acabava. E eu dizia assim: “será que essa fita é de meia hora mesmo ou de 45 min? Não é possível”. E eu chegava esbaforido em casa e eu estava cansado com aquela caminhada. Um dia um jovem da igreja chegou lá e disse: eu vim aqui passar o dia com o senhor, e eu sei que o senhor caminha na praia, então, vamos caminhar juntos. E naquele dia ele caminhou do meu lado e a caminhada foi rápida. E nós fomos conversando, e fomos brincando, e fomos lembrando coisas, daqui a pouquinho passaram-se os 60 minutos rápido porque ele estava do meu lado.

CONCLUSÃO

Você não pode ficar sozinho, não. Dois a dois vão se ajudando, vão cantando, vão adorando. O que seria do apóstolo Paulo, naquela noite, na cadeia, se não tivesse o Silas para adorar junto com ele?
Nós estamos neste mundo e o Senhor teve o cuidado de dizer que temos de andar dois a dois.
Quem anda sozinho pode cair e não ter ninguém perto para levantar.

SEGUNDA-FEIRA – Filipenses 2.1-7
TERÇA-FEIRA – Isaías 25.1
QUARTA-FEIRA – Colossenses 2.5
QUINTA-FEIRA – 2Samuel 22.47
SEXTA-FEIRA – Salmo 31.2
SÁBADO – Salmo 19.14
DOMINGO - Salmo 28.1

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ÚLTIMAS COISAS QUE PODEM IMPEDIR VOCÊ DE EXPERIMENTAR ALEGRIA: MEDO E COVARDIA

Texto Bíblico: Filipenses 1.28

“E em nada vos espanteis dos que resistem o que para eles,
na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação,
e isto é de Deus.” (Filipenses 1.28)

MEDO E COVARDIA têm tirado bênçãos das mãos e da vida de muitas pessoas.
Nada de covardia, nada de medo.
Quando você ouve uma pessoa que diz: “Ah, eu tenho medo de ir à igreja, aquele lugar ali, eu tenho medo de entrar naquele lugar!”. Meu irmão, leia a Palavra de Deus ! A Bíblia diz que o amor lança fora o temor. Saiba que as pessoas estão enchendo o templo da igreja por causa do amor. E a igreja pode ficar na favela da Rocinha, sabe por quê? Você pode ser membro da primeira igreja batista da Faixa de Gaza. Você não precisa ter medo nem de barulho de tiro, nem de coisa alguma.
Quando nós estávamos lá no Líbano e o pastor disse: “O único jeito é entrar navião de carga e seja o que Deus quiser!”. Nós respondemos: “Estamos nessa, viemos aqui para entrar no Iraque. Ninguém vai segurar a gente aqui no Líbano, chega de Líbano”. E nós entramos naquele avião de carga, o avião aterrissou bem no norte do Iraque. Nós entramos, Deus colocou um anjo e o anjo veio, brincou conosco, sorriu para nós, mostrou a direção para nós, e nós entramos no Iraque, foi mais fácil entrar no Iraque do que entrar no meu apartamento, na minha casa. Não precisou de chave, não precisou tocar... E quando nós entramos no Iraque ficou claro, nós batíamos os pés no chão para ver se a gente acreditava que nada havia acontecido conosco e nós começamos a pensar no que o medo poderia ter roubado de nós.
Eu escrevi uma carta dizendo assim, que algumas coisas podiam acontecer conosco: poderiam prender a gente, deportar, poderiam segurar a gente por lá. E alguém disse: “Mas pastor, tem chance de vocês não irem para o Iraque e voltar do Líbano mesmo?”. O medo poderia ter feito isso com a gente, e eu respondi: “O medo poderia ter feito a gente voltar para o Brasil, Deus tirou a gente daqui para ir para o Iraque, e o medo poderia ter segurado a gente no Líbano. A caravana disse assim: “Se a gente não for para o Iraque, a gente pode ir para o norte do Líbano, para o sul do Líbano, pode tentar ir à montanha, Israel”. E eu respondi: “Nós podemos ir para o Sul do Líbano, Norte do Líbano, para Israel, mas primeiro nós vamos para o Iraque. Eu tenho uma igreja orando por mim lá no Brasil, e é pra lá que eu vou, para o Iraque, e tem esses pastores que também vão para o Iraque”. Depois disso, alguém disse: “Então eu vou comprar a passagem no avião de carga e nós vamos pro Iraque!”. E nós tomamos posse. Sabe por que, irmãos? Porque nós não deixamos o medo sufocar o amor.

1- MEDO: CANAL DE IMPEDIMENTO DAS BÊNÇÃOS DE DEUS

O medo pode estar impedindo você de crescer profissionalmente, o medo pode estar impedindo você se realizar emocionalmente, o medo pode estar o impedindo de romper uma relação escravizante, maligna, uma relação que está acabando com a sua vida, e você está amarrado com essa pessoa e o Diabo torturando você. O medo está impedindo você de acabar com essa história, dar uma basta nisso. Deus não me chamou para isso, não. Eu preciso iluminar e salgar, abençoar e ser abençoado, a fila tem de andar aqui, em nome de Jesus. Ah, esse namoro, esse noivado, sociedadezinha, fica amarrado com quem está levando você para o pecado. Ah, pastor, eu não faço essas coisas, mas meu sócio sabe como é que é, né? Larga a mão desse sócio em nome de Jesus. Larga mão disso, se você tem uma sociedade seja lá qual for que esteja arrastando você para o pecado, larga mão disso, antes que seja tarde demais! Isso está roubando a sua alegria.
Fui visitar um irmão em Brasília. Ele me chamou para ir a sua empresa. Chegando lá na empresa tinha um bar e tinha todo o tipo de bebida. Ele disse: “Pastor, não estranha, não. Isso aí é tudo de meu sócio”. Respondi para ele: “O que é que você está fazendo com esse sócio? Por que não acabou com isso aí ainda? Isso pode levar você para a desgraça”. Sabe o que é amizade? Amizade é que leva você pra bênção, amizade é que leva você pra louvar a Deus, amizade é que leva pra ouvir a Palavra de Deus, amizade não leva pra perto do inferno, amizade leva pra perto do céu. Se a sua amizade está levando você para o inferno, não é amizade. Entenda isso, e enxergue isso, antes que seja tarde demais. Não seja covarde, não. Diga, eu fico com o evangelho. Paulo diz que a coragem tem que substituir a covardia, coragem pra enfrentar o inimigo, coragem para suportar as dores, e coragem pra imitar quem pode ser imitado (v.30). “Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim.”

2- COMBATENDO OS LADRÕES DA ALEGRIA

Quer ter modelo? Quer pedir um exemplo? Quer copiar uma vida?
Copie vida que está no altar. Que está defendendo o evangelho, proclamando o evangelho, e vivendo o evangelho, pode imitar. Então quero fazer uma pergunta. Quem está roubando a sua alegria?
É por que não está conseguindo ter uma conduta digna do evangelho?
O que está roubando a sua alegria? É por que não esta conseguindo ser consistente? Perseverante?
O que é que está roubando a sua alegria? É porque não está em cooperação com o corpo de Cristo?
O que é que está roubando a sua alegria? É por que está cheio de medo e não está tendo coragem de enfrentar o inimigo, suportar as dores e de imitar quem é digno de ser imitado?
Quem está na graça e na bênção?
Por que você não está tendo essa alegria na alma que o arrebata?
Essa alegria que faz com você o que as pessoas do mundo pra sentir um milésimo precisam se encher de cocaína e de maconha?
O que é que está acontecendo? “Pastor, é porque eu defendo bem o evangelho, até prego bem o evangelho, mas quando chega na hora da conduta, na hora de viver o evangelho aí tem óleo na pista e eu vou deslizar”. O que é que está acontecendo? “Pastor, é que eu começo bem, mas depois a coisa vai esfriando e tudo volta a ser como era antes, às vezes até pior”. Falta consistência.
O que é que está acontecendo? “Pastor, o que está acontecendo é que eu começo a amar o meu irmão, a me envolver com ele e daqui a pouquinho eu vejo uma pessoa fazendo uma coisa errada, uma coisa incorreta e eu prefiro ficar na minha e me isolar”.
“O que está acontecendo, pastor, é que eu estou cheio de medo no meu coração e o medo está roubando a minha alegria”.

CONCLUSÃO
Deus quer convidar você a fazer uma solene declaração espiritual diante d’Ele, não baseado na sua força humana simplesmente, mas na dependência do Espírito Santo, que vai eliminar esses ladrões de alegria da sua vida e vai fazer com que você viva esse evangelho, seja persistente e perseverante, para assumir o seu lugar no corpo vivo de Cristo e ter coragem pra enfrentar a vida em nome de Jesus. Você vai fazer isso para honra e gloria de Deus, e aí você vai resgatar o que Deus quer de você. Deus quer que você defenda o evangelho, Deus quer que você proclame o evangelho e Deus quer que você viva o evangelho. Esse mundo em que nós estamos vivendo não vai suportar uma igreja que defenda o evangelho, que proclame o evangelho e que viva o evangelho. Nossa cidade, não vai suportar uma igreja que defenda o evangelho, que proclame o evangelho e que viva o evangelho. O estado do Rio de Janeiro não vai suportar uma igreja que defenda o evangelho, que proclame o evangelho e que viva o evangelho. O Brasil e o mundo inteiro não vão suportar uma igreja que defenda o evangelho, que proclame o evangelho e que viva o evangelho.

Isso vai acontecer porque Jesus disse para Pedro que as portas do inferno não vão prevalecer contra igreja de Jesus ( Mateus 16.18).

LEITURA DIÁRIA
DOMINGO – Salmo 100. 1-3
SEGUNDA-FEIRA – Salmo 100.4,5
TERÇA-FEIRA – Isaías 26.4
QUARTA-FEIRA – Mateus 14.30
QUINTA-FEIRA – Hebreus 2.15
SEXTA-FEIRA – Jeremias 46.27
SÁBADO – Isaías 44.8

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ASSUMINDO COMPROMISSOS CONSISTENTES COM CRISTO

Texto Bíblico: Filipenses 1.20


Sabe, quando você ouve um sermão que toca no seu coração, você se emociona e vai lá e dá uma oferta para missões? Depois disso, nunca mais missões conhece a cor da sua oferta, foi só naquele dia. Aí o pastor prega o sermão e você está impactado, sai dali, chama um garoto no semáforo e fala de Jesus, e depois nunca mais. E chega em casa, pega o telefone , liga para aquela pessoa que estava brigada com você e perde perdão e se reconcilia, olha, coloquei em prática, e nunca mais.
O evangelho é todo dia, cada dia um pouco mais, um pouco melhor.
Deus prefere aquele que quase consegue hoje, fica mais próximo de conseguir amanhã e depois de amanhã consegue para nunca mais deixar de praticar do que aquele que faz um esforço para praticar tudo hoje e amanhã esquece.
Sabe qual o problema da igreja de hoje? É que nós temos muita coisa na agenda por curto prazo, nós não temos nada na agenda do longo prazo. É hoje, e mais amanhã, e mais depois de amanhã e vai chegar uma hora que vai ser muito maior e eu não vou voltar atrás, nunca mais.
O meu objetivo é seguir a Cristo, não há maior prazer que isso. Seguir a Cristo é o meu compromisso, atrás eu não volto mais. O apóstolo Paulo está dizendo assim: “Consistência! Não fique querendo mudar só porque eu estou chamando atenção, querendo ser diferente só porque eu vou aí, mesmo que eu não vá, eu quero ouvir que estão sendo firmes, tendo consistência”. Entregava o dízimo, continue entregando o dízimo, pague o preço, obedeça, confesse, admita os seus erros e continue admitindo porque você vai continuar errando. Perdoe e continue perdoando, ame e continue amando, isso é consistência. Assuma um compromisso com Deus, leve isso até o fim. Seu ministério, seus dons, a visão que Deus lhe deu. Por que parou?
Por que parou no meio do caminho, por que abandonou o arado, por que não canta mais, por que não declama mais, por que não prega mais, por que não evangeliza mais, por que não visita mais, por que não fala mais de Jesus, por que não telefona mais, por que não escreve mais, por que os seus dons estão congelados no seu coração?


1- É PRECISO TER CONSISTÊNCIA PARA TER ALEGRIA

Consistência. Está chovendo? Mas tem que ir. Eu preciso perseverar. Olha, mas o sol está muito quente, mas eu preciso perseverar. Olha, mas ninguém chegou ainda, mas eu preciso perseverar. Olha, mas só veio você. Eu preciso perseverar. O meu ministério precisa ser marcado pela consistência. E acho interessante quando a gente convoca pessoas. “Ah, não está tendo coral para cantar no Natal”. Aí o coral vem, 50 vozes, depois, ninguém mais vem ao ensaio, não tem mais coral, porque só vale se for uma vez, só. Só vale se for naquele momento, na empolgação, mas não há consistência, perseverança, continuar firme, no caminho do Senhor.

O pastor Trummam falou aos pastores dois anos atrás em nossa igreja. Ele disse que Deus o chamou para uma igreja e ele foi com a esposa dele, e aquela igreja estava quase morta, ninguém vinha ao culto e ele ia de casa em casa convidando as pessoas e todas as pessoas diziam que iam lá e quando chegava ao culto estava ele e a mulher dele e não vinha ninguém. Ele ia para o púlpito, cantava um hino e a mulher dele orava. Ele tinha um sermão pregava o sermão dele e encerrava o culto. E de segunda a sábado ele ia de casa em casa e quando chegava domingo no culto as pessoas não vinham, só tinha a mulher dele lá e eles cantavam um hino, e foi assim o primeiro mês todo, foi assim o segundo mês todo, o terceiro mês todo, foi assim o primeiro ano, um ano inteiro, indo de casa em casa, só a mulher dele, o ano inteiro. E depois veio o primeiro mês do segundo ano, segundo mês do segundo ano, o terceiro mês do segundo ano e no quinto mês do segundo ano, ele chegou no templo e só estava a mulher dele ali, ele cantou um hino, ele orou, e ele pregou, e no fim da pregação a mulher dele veio à frente chorando, e a mulher dele naquele dia estava entregando a vida dela a Jesus Cristo. A mulher dele estava se convertendo naquele dia, e ele disse que no domingo seguinte o povo começou a vir à igreja e a encher a igreja e hoje ele vai ao mundo inteiro pregar o evangelho em igrejas, faz missões na Índia e ele faz missões no Brasil, e é uma igreja que floresce. A crise americana está pegando um monte de igreja, derrotando o orçamento, e a igreja do pastor Trummam esta lá florescente, alegre. Sabe por quê? Porque havia um líder consistente, um crente consistente que decidiu não desistir porque as pessoas não estavam vindo. Consistência.

2- COLHA OS FRUTOS ABENÇOADOS DA CONSISTÊNCIA

Igreja, seja consistente, perseverante e faça valer a pena porque você vai ter alegria que ninguém vai tirar de você! Você vai sentir o gozo espiritual de ser alguém que o Diabo não convenceu a parar no meio do caminho. Se parou no meio do caminho, meu irmão, será que congelou o seu dom? Guardou o seu talento na gaveta?
Será que você é daqueles de quem os outros dizem assim: fulano já foi uma bênção, o senhor tinha que ver essa pessoa 10 anos atrás, pastor.
Será que o melhor da sua vida é aquilo que ficou para trás?
Se for isso você está na contramão, meu irmão. Na vida do crente o melhor está na frente. Na vida de quem ama a Jesus o melhor está por vir, o melhor é o que ainda vai acontecer. Será que é daquele tipo de gente que tem um álbum de fotografia em casa, na fita, VHS, que você se orgulha, e guarda aquilo como se fosse um troféu, e aquilo você coloca no vídeo cassete, e sorri no que fez, e o Diabo sorri porque você não faz mais.

Pastor Rick Warren contou pra nós que ele estava do lado do pai dele quando o pai estava para morrer, e o pai chamou os filhos, e o único filho pastor era o Rick, e o pai segurou a mão dele, e o pai gastou os últimos dez minutos de vida fazendo um apelo ao coração do filho pastor.
Meu filho ganhe mais alguém para Jesus, ganhe alguém mais para Jesus.

Aquele homem passou os últimos dez minutos da vida dele falando para o filho não desistir e ganhar a cada dia alguém mais para Jesus. Ele fez disso um ministério: quando os problemas aparecem, dúvidas, questionamentos nascem na alma, o Diabo tudo faz para paralisar a gente, para interromper a nossa peregrinação ministerial, porque ele sabe que se você não parar vai levar alguém mais para Jesus, e o Espírito Santo sabe que se perseverar e se for consistente vai encher o céu e você vai esvaziar o inferno.

3- DESENVOLVENDO UM CARÁTER CONSISTENTE

Meu irmão, será que você parou no meio do caminho? Quem sabe a falta de consistência esteja impedindo você de ser alegre.
Pense na consistência de Daniel. A vida de Daniel é de encher a alma da gente de alegria. Hoje em dia qualquer presidente toma posse como Barack Obama tomou posse nos Estados Unidos. Ele toma posse e chega com o time dele, ele escala o time dele e quem estava no cargo, dança, roda, porque ele tem o time dele, e às vezes durante o mandato, duas, três vezes ele muda o time dele. A Bíblia diz que quando Nabucodonosor passou e Belssazar assumiu, Daniel continuou ministro, e Belssazar foi embora e chegou Dario, e Daniel continuou ministro, e Dario foi embora e chegou Ciro e Daniel continuou ministro, porque ele era consistente. Seu caráter, sua fé e a sua vida pregavam para os reis que vinham assentando no trono. Eles não deviam mexer com ele, e se contaram os anos que Daniel ficou no palácio e é insuperável diante de qualquer dos reis em Israel, ninguém ficou mais do que ele porque era consistente.
Começou a fazer um curso, termina. Tem o alvo de fazer pós-graduação, faça. Mestrado? Faça. Doutorado? Faça. Quer fazer uma viagem missionária? Faça. Quer fazer outra? Faça outra. Quer se aperfeiçoar mais? Aperfeiçoe-se. Quer se dedicar mais? Dedique-se. Não desista, não desista, não pare no meio do caminho, seja consistente.

CONCLUSÃO
Tem um lugar de Deus pra você no corpo de Cristo. O seu lugar tem o seu número, é do seu tamanho e se alguém quiser sentar no seu lugar vai ficar agarrado ali e não vai ser feliz porque é seu lugar .
Assuma hoje o seu compromisso com Cristo !

LEITURA DIÁRIA
SEGUNDA-FEIRA -– Isaías 25.1
TERÇA-FEIRA – Colossenses 2.5
QUARTA-FEIRA – 2Samuel 22.47
QUINTA-FEIRA – Salmo 31.2
SEXTA-FEIRA – Salmo 19.14
SÁBADO – Salmo 28.1
DOMINGO – Filipenses 1.20

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!