quarta-feira, 4 de maio de 2011

JOÃO MARCOS – O JOVEM QUE SOUBE APROVEITAR A SEGUNDA CHANCE

Atos 15.36-41

Diz certo provérbio popular que “Errar é humano, persistir no erro é ignorância”. Infere-se aí que só os humanos são sujeitos a erros; os irracionais nunca erram, pois seguem os seus instintos naturais. Salomão, no alto de sua sabedoria, concluiu ao se referir ao crente: “Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal” (Pv 24.16). Tudo isso nos ensina que é possível, mesmo sendo um servo de Deus leal e fiel, experimentar alguns fracassos. Digo isso para me referir a outros heróis bíblicos, que tiveram tais experiências, mas o destaque especial é para o nosso personagem em foco: João Marcos, filho de uma das Marias da Bíblia, convertido a Jesus pela influência do apóstolo Pedro, que segundo a tradição se transformou em seu “pai na fé”, primo de Barnabé, teve sua vida cristã e seu ministério duramente questionado quando cometeu duas falhas públicas: quando fugiu praticamente despido na ocasião em que Jesus foi preso (Mc 14.51,52), e quando inexplicavelmente abandonou o campo missionário capitaneado por Paulo e Barnabé (At 13.13). Porém o que enche o nosso coração de alegria é que esse jovem recuperou-se em tempo, seguiu os conselhos dos experientes Pedro e Barnabé, retomou a sua carreira ministerial, tornando-se o autor do evangelho que leva o seu nome, e terminou os seus dias sendo um dos mais expressivos auxiliares de Paulo em seu ministério – 2Tm 4.11b.

1- A CASA DE SUA FAMÍLIA FOI TRANSFORMADA EM UM LUGAR DE ORAÇÃO – Atos 12.9-17

Em plena época de perseguição, quando ser cristão era colocar a vida em risco, época em que os crentes eram caçados, julgados ilegalmente, condenados aos castigos mais vis, mais dolorosos e mais humilhantes possíveis, no relato de At 8 os crentes eram barbarizados, maridos e pais viam suas esposas e filhas serem estupradas sem dó nem piedade, e, para culminar com esse massacre, Tiago, irmão de João, tinha sido morto à espada, e Pedro, com terrível sofreguidão aguardava a sentença fatal, pois Herodes percebeu que a morte de Tiago lhe tinha dado prestígio. Pedro, sem sombra de dúvida, seria a próxima vítima. A Bíblia relata: “Pedro, pois, era guardado na prisão, mas a igreja fazia contínua oração por ele” (At 12.5). E esta casa onde os cristãos se concentravam para orar era a dos pais de Marcos. Desafiando a tudo e a todos, a família abria a sua ampla residência para as mais ferventes e calorosas orações. Entende-se então que esse jovem cresceu em um lar que levava a sério o ministério da oração. E a sua casa, irmão(ã), é aberta à oração? Os seus filhos precisam contemplar a vida de oração de sua família.


2- O JOVEM QUE FRACASSOU NO CAMPO MISSIONÁRIO – Atos 12.25; 13.13

O texto diz que Barnabé e Paulo haviam encerrado suas atividades em Jerusalém e agora com muita expectativa se preparavam para realizar a primeira viagem missionária, voltada para os gentios, incluindo importantes cidades, como Antioquia, Icônio, Listra, Derbe, etc. Enquanto Barnabé e Paulo se envolvem com outros trabalhos preliminares pregando, ensinando, curando tudo em nome de Jesus, ao saírem de Pafos e chegarem a Perge da Panfília, perceberam que João Marcos tinha desertado, voltando inexplicavelmente para Jerusalém. Esse fato irritou profundamente o apóstolo Paulo, que ainda meio novato na fé não aceitava falhas de gente separada por Deus, como veremos posteriormente.
Este fato acontecido nos chama a atenção para a seguinte inquirição: Quais teriam sido os motivos que levaram o jovem pregador a desistir de fazer a obra missionária naquela circunstância?
A Bíblia não diz claramente os motivos, porém podemos especulá-los:
1) Entendemos ser por causa de sua total inexperiência com Deus – embora fosse ele uma pessoa convertida, não havia experimentado pessoalmente o Deus ajudador, consolador, supridor de carências, e ao não ter obtido respostas satisfatórias para algumas de suas orações, ele desistiu de ser missionário.
2) Podemos também inferir que por ser muito jovem foi vencido pelas saudades da família, o conforto de sua bela casa e o companheirismo de seus parentes e amigos.
3) Também podemos entender que a própria aspereza do campo, os confrontos com as trevas tenham minado a vocação do jovem servo.
O que aconteceu com Marcos acontece com frequência no seio da igreja com algumas desistências na fé e também na área ministerial. Compete às igrejas orarem fervorosamente para que o Senhor mantenha os soldados de Cristo em seus postos de combate!

3- MARCOS E A SUA SEGUNDA CHANCE – Atos 15.36-39; 2Timóteo 4.11

Paulo, agora, mais estruturado, prepara a sua segunda grande viagem missionária, incluindo em seu roteiro: Roma, a região da Macedônia, Corinto etc. Quando estava tudo já preparado para a saída, com a empolgação de Paulo em rever alguns irmãos confirmando-lhes a fé e abrir novos campos missionários, chega Barnabé trazendo João Marcos para integrar a equipe missionária. Paulo, que não tinha a capacidade perdoadora de Barnabé, se posicionou completamente contrário à inclusão de João Marcos em sua equipe de trabalho. Esse episódio colocou em confronto os dois gigantes da obra missionária: Paulo e Barnabé. Este, por sua vez, usando toda a sua experiência em lidar com gente, não permitiu que o diabo usasse esse pequeno cisma para atravancar a obra missionária: fez uma dupla com João Marcos e sabiamente restaurou o seu ministério, e por certo orou com fervor para que Deus levantasse Silas para formar agora dupla com Paulo, e o trabalho missionário não ficasse prejudicado.
Quanto a João Marcos, uma vez restaurado por Barnabé, aproveitou a segunda chance que lhe foi dada e daí para frente teve um ministério vitorioso, pois saiu do fracasso para o sucesso.
Marcos – o autor de evangelho que leva o seu nome.
Sem ter o brilho de um Paulo, ou um Pedro, Marcos foi um destaque do meio cristão quando escreveu o evangelho que leva o seu nome.
A tradição diz que ele se assessorou de Pedro para escrever com mais clareza fatos que mostravam o Senhor Jesus como servo do Senhor, com destaque para o dizer do próprio Cristo: “Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10.45).
Em seu evangelho, que é o menor de todos em extensão, mas não em conteúdo, ele prossegue mostrando que Cristo cumpriu literalmente todas as profecias a seu respeito, tais como Is 42.1-5; 49.1-7; Sl 50.4-11.
Marcos também enfatiza os milagres de Jesus, apontando-o como o Filho de Deus.

PARA PENSAR E AGIR

A vida de João Marcos nos ensina a refletir profundamente sobre a nossa atitude com as pessoas que enfrentam alguns fracassos na realização da obra do Senhor. Mesmo porque na vida espiritual o fracasso nunca foi um problema: o problema é permanecer derrotado, caído a vida toda. Caso o fracassado não tivesse mais jeito, não teríamos Jacó, um dos maiores patriarcas; não teríamos Davi, o maior musicólogo, o maior compositor de todos os tempos; não teríamos o grande pregador neotestamentário, que foi o apóstolo Pedro, e consequentemente não teríamos o grande evangelista João Marcos.
O ideal mesmo seria que fôssemos iguais a Enoque, que de tão santo que era foi trasladado, para não provar a morte. A nossa oração deve ser a seguinte: Ó Deus, já que não conseguiremos ser iguais a Enoque, faze-nos pelo menos ser semelhantes a João Marcos!
. João Marcos soube aproveitar a segunda chance que Deus lhe deu, e nós, temos sabido aproveitar as inúmeras oportunidades que o Senhor nos tem dado? Que Deus nos ilumine na resposta a esta pergunta!

LEITURAS DIÁRIAS:

segunda-feira:... Mc 14.51,52; At 12.25
terça-feira:... At 13.13; At 12.9-17
quarta-feira:... Fm 1.22-24
quinta-feira:... Cl 4.10
sexta-feira: ...2Tm 4.11
sábado: ...1Pe 5.13
domingo:... At 15.36-41

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Igreja Batista Ebenézer. Uma igreja que AMA você!