segunda-feira, 4 de junho de 2012

A FAMÍLIA E OS MOVIMENTOS RELIGIOSOS CONTEMPORÂNEOS

Texto bíblico: 2Coríntios 6.11-7.4 Texto áureo: 1Timóteo 2.5 O poder da mídia se expandiu de uma forma avassaladora na segunda metade do Século XX e tornou-se o grande instrumento das seitas e religiões diversas para divulgar suas doutrinas e práticas. Dessa forma, a população e os crentes de modo geral passaram a receber uma gama enorme de informação religiosa que antes só tinham acesso de "ficar sabendo" por alguém. Some-se a isso a própria filosofia existencialista, que demarca a sociedade moderna, em que um leque de opções se apresenta aos indivíduos que passam a poder fazer a escolha sobre o que melhor lhe interessa na prateleira do supermercado da fé – é o que se chama de "sociedade plural" – e temos os ingredientes necessários para provocar inquietação, dúvidas e incertezas. Assim sendo, o indivíduo crente, que no passado recebia influência apenas da liderança de sua igreja local, quando muito, por meio da participação em algum congresso denominacional, hoje é "pastoreado" por várias fontes e diversos líderes: rádio, tevê, fitas, vídeos etc., o que contribui em muito para a desorganização da identidade eclesiástica, a crença em heresias como se fora verdade e outros males. Esta multiplicidade de influência que é bombardeada sobre o crente todo dia, nesta geração, inquieta a todos os que buscam uma religiosidade sadia, séria, calcada nas Escrituras Sagradas. Vamos analisar as várias correntes de movimentos religiosos que afetam o povo de Deus em nossos dias. Os movimentos religiosos católicos Até bem pouco tempo atrás a influência católica era proveniente de suas lutas de classes, seu envolvimento com o operariado, fruto das "comunidades eclesiais de base" e sua adesão à Teologia da Libertação. Os tempos passaram e este enfoque mudou. Mas do catolicismo tradicional podia-se perceber a insistência no culto de imagens, idolatria, condenada pela Bíblia (Êx 20.1-5; Sl 115.1-18), a veneração a Maria como mediadora (1Tm 2.5), o atrelamento da salvação à participação na igreja (At.4.12); tudo isto, ferindo frontalmente as recomendações bíblicas conforme demonstrado pelos textos bíblicos. Hoje, a RCC, Renovação Carismática Católica, é a maior fonte de influência negativa sobre os cristãos sinceros, a partir do momento em que uma ala do catolicismo vestiu esta capa evangélica e procura conquistar adeptos incautos entre a comunidade evangélica. O problema maior é que este tipo de catolicismo da RCC mudou seu comportamento litúrgico, mas continua insistindo em aspectos que os verdadeiros evangélicos condenam, tais como idolatria e culto a Maria. Os movimentos religiosos espíritas A outra influência que queremos analisar é a que vem das seitas espíritas. Este segmento religioso é muito forte no Brasil, onde encontrou no catolicismo um aliado importante para desenvolver-se. Muitos brasileiros que se dizem católicos são assíduos frequentadores de terreiros de macumba e centros espíritas. Este sincretismo religioso encontrado em larga escala no país é nocivo a qualquer religião que se preze e revelador do afastamento do homem de Deus. Mas a influência espírita está presente não só nas religiões de origem afro (candomblé, umbanda) mas também no kardecismo, esta falácia filosófico-religiosa, que engoda milhares de brasileiros com a sua pretensão de ter resposta para tudo. Além disso, está presente em instituições que se apresentam de maneira simpática, como a LBV (Legião da Boa Vontade), mas que não passam de artifícios satânicos para fazer desaparecer o valor da cruz de Cristo. Entretanto o que precisamos combater é o uso da caridade, boas obras, como forma de se comprar a salvação, contrapondo-se ao sacrifício vicário de Cristo e a afirmação de que "a salvação é pela graça e não por obras" (cf. Ef 2,8,9). Além disso, precisamos combater a crença na suposta reencarnação da alma como uma segunda chance para o indivíduo, que voltará tantas vezes à Terra quantas forem necessárias para a sua purificação. A Bíblia condena tal crença (Hb 9.27). Os movimentos religiosos místicos Na linha da influência espiritista, vimos surgir outros movimentos que querem se identificar como sendo espiritualistas, mas que não passam de "farinha do mesmo saco". Dentro destes movimentos podemos alistar a New Age (Nova Era), o Santo Daime, além de diversas comunidades esotéricas, que se estabeleceram nos interiores destes brasis de Deus. Estes movimentos, principalmente a New Age, possuem forte conotação ecológica, ressuscitando o velho panteísmo, a crença na presença imanente de Deus em todas as coisas. Esta identificação de Deus com o mundo presente, como se a matéria pudesse comportar Deus, é algo nocivo, pois descaracteriza os atributos mais caros de Deus, como onipresença, onisciência, onipotência, entre outros, como amor, eternidade, perfeição. Os movimentos religiosos orientais Além do budismo, que tem crescido muito no mundo ocidental, inclusive no Brasil, com monges e mosteiros de origem tibetana instalados no país, os movimentos orientais são facilmente perceptíveis em seitas como Perfect Liberty, Seicho-no-iê e Igreja Messiânica. Destas, a mais nociva é a Igreja Messiânica, visto que muitos evangélicos a têm confundido com uma denominação cristã – por causa do nome –, sem saber que este "messias" não é Jesus Cristo, mas o fundador da seita, um japonês, que publica uma revista mensal, com artigos vários para doutrinar seus fiéis e atrair novos adeptos. Trata-se de uma religião do corpo e da mente. A ideia é alcançar satisfação pessoal por intermédio de orações ritualistas, que têm a finalidade de apaziguar o coração. Os movimentos religiosos pentecostais e neopentecostais Este foi o segmento que mais cresceu no evangelicalismo brasileiro. Durante a segunda metade do Século XX (pentecostal) e a partir da década de 80 (neopentecostal). Porém crescimento não é sinônimo de aprovação divina e de conformidade com a Palavra. O problema básico que se vê no pentecostalismo é a chamada "segunda bênção", uma crença em que a experiência de aceitação de Cristo não é o bastante. Faz-se necessária uma segunda experiência, que seria o batismo com o Espírito Santo; e sua evidência exterior, o falar em línguas. Já entre as seitas neopentecostais, a questão é mais séria. Este desdobramento do pentecostalismo gerou uma série de distorções muito distantes do cristianismo primitivo. Igrejas, como Comunidade Sara a Nossa Terra, Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça, Renascer em Cristo, Batista da Lagoinha, Palavra da Fé, entre outras, deixaram-se tomar por influências americanas de tele-evangelistas; e importaram a teologia da prosperidade, a confissão positiva, um psicologismo fácil com regressão, quebra de maldição, espíritos territoriais e outras besteiras que possuem toda a característica de magismo e macumbaria e representam um apego demasiado às coisas terrenas, aos prazeres desta vida, e pouco interesse nas realidades verdadeiramente espirituais. Aplicações para a vida Vamos concluir este estudo, procurando entender que precisamos nos precaver e proteger nossas famílias destas influências nocivas provenientes de religiosidades que até se identificam como cristãs, mas que estão muito longe de o serem. A melhor maneira de fazê-lo é tomar o caminho do biblicamente correto. Se seguirmos a Bíblia com inteireza de coração, evitaremos o risco da queda nas armadilhas dos movimentos religiosos contemporâneos. 1ª) A família, pela Bíblia, deve examinar tudo e reter o que é bom – Precisamos, também, como famílias cristãs, aprender a exercer uma consciência crítica sobre tudo o que está ao nosso redor, à semelhança da atitude dos bereanos, que examinavam tudo para saber se estava escrituristicamente correto (At 17.11); e pôr a prova todas as coisas, retendo o que for bom, como recomendou Paulo (1Ts 5.21). 2ª) A família, pela Bíblia, deve ter cuidado com os ventos de doutrina - Não é de hoje que novos ventos de doutrina destelham casas por aí. A família cristã precisa se fortalecer para não ser levada como "meninos inconstantes", "ao redor, por todo vento de doutrina" (Ef 4.14). 3ª) A família, pela Bíblia, deve seguir a sã doutrina - Existem homens que são contrários à "sã doutrina" (1Tm 1.10). A família cristã deve permanecer firme na "doutrina dos apóstolos" (At 2.42), à semelhança dos crentes do primeiro século, e viver o evangelho com integridade. LEITURAS DIÁRIAS segunda - Êxodo 20.1-5 terça - Salmo 115.1-18 quarta - 1Timóteo 2.5 quinta - Efésios 2.8,9 sexta - Hebreus 9.27 sábado - Mateus 24.29-41 domingo - 2Coríntios 6.11-7.4

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